G1 Mundo

Termina prazo de Israel para moradores deixarem norte da Faixa de Gaza; 1 milhão de pessoas já fugiram, diz ONU

today14 de outubro de 2023 13

Fundo
share close

Exército israelense exigiu que população do norte, incluindo a Cidade de Gaza, saíssem da região. Aviso gerou temor de incursão por terra. População fica sem ter para onde ir.


Famílias saem às pressas da Cidade de Gaza nesta sexta-feira (13) após prazo dado por Israel para retirada de civis do norte do território palestino. — Foto: Hatem Moussa/AP



As Forças Armadas de Israel ainda não haviam informado se farão agora alguma incursão na região até a última atualização desta notícia.

O anúncio gerou um temor de que as forças israelenses pudessem iniciar uma incursão por terra na Faixa de Gaza – o que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), terá consequências humanitárias catastróficas, dada a alta densidade demográfica do território.

O prazo e os bombardeios que Israel vem fazendo em Gaza nos últimos dias gerou um deslocamento interno sem precedentes na região.

Só na última semana, um milhão de moradores da Faixa de Gaza já tiveram de deixar suas casas, afirmou neste sábado a agência da ONU em Gaza.

O número corresponde a aproximadamente metade de toda a população da Faixa de Gaza.

O grande gargalo é que a maioria dessas pessoas não tem para onde ir – além da ausência de abrigos e bunkers, a única saída por terra de Gaza, pela fronteira sul com o Egito, é fechada a cidadãos palestinos.

Essa saída deve permitir que o grupo de brasileiros em Gaza, por exemplo, deixe a região. Mas palestinos que não tem uma segunda nacionalidade não poderão cruzar a fronteira, segundo os termos do acordo em negociação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

libano-diz-que-missil-israelense-matou-jornalista;-israel-afirma-que-investiga-ataque

G1 Mundo

Líbano diz que míssil israelense matou jornalista; Israel afirma que investiga ataque

As Forças Armadas do Líbano afirmaram neste sábado (14) que Israel lançou o míssil que atingiu um veículo com civis e que resultou na morte do jornalista da Reuters Issam Abdallah, na sexta-feira (13). As autoridades israelenses afirmaram, também no sábado (14), que estão investigando o incidente. "O inimigo israelense lançou um míssil que atingiu um carro civil pertencente a um grupo de mídia que levou ao martírio do cinegrafista […]

today14 de outubro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%