G1 Santos

Termômetro marca 43°C em dia de calor extremo no litoral de SP

today12 de novembro de 2023

Fundo
share close

Os termômetros de Santos, no litoral de São Paulo, bateram a marca dos 43 °C por volta das 11h30. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, o número indicado chega a ser semelhante ao calor sentido pelas pessoas, que ainda são impactadas pela umidade que aumenta a sensação de abafado.

Apesar da marcação, o equipamento está exposto ao sol forte, o que interfere na precisão do resultado. “O termômetro na rua está sujeito a várias variações, mas é possível que a sensação térmica tenha atingido isso mesmo, a previsão era de temperatura próxima dessa”, ressaltou Onias.

De acordo com os dados divulgados pelo Inmet, no mesmo momento em que o termômetro apontava 43⁰C as bases de análise do órgão aferiram 39 ⁰C na vizinha São Vicente e 37 ⁰C em Santos. A máxima prevista para o dia é de 40 ⁰C em Itanháem.



Termômetro marca 43°C em dia de calor extremo, em Santos, e praias ficam lotadas — Foto: Matheus Croce/g1

As altas temperaturas têm sido notadas há quatro meses, desde agosto, quando repentinas aproximações de massas de ar quente têm chegado à região. O alerta sobre a quarta onda de calor em novembro foi anunciado na última semana.

Assim como das vezes anteriores a previsão é de um calor extremo acompanhado por fortes pancadas de chuva.

Em participação recente no podcast Baixada em Pauta, Onias já havia destacado que os desastres naturais têm aumentado devido ao aquecimento global, explicando que o calor intenso é seguido por tempestades mais intensas. Ele citou o exemplo de uma tempestade com rajadas de vento de até 150 km/h ocorrida na semana passada.

Onda de calor atinge a Baixada Santista, no litoral de São Paulo — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

  • O que evitar: É importante evitar alimentos secos em excesso. Como: farinha, farofa, torradas, biscoitos e etc, e também alimentos e bebidas diuréticas, como as alcoólicas em geral, energéticos, café e derivados.

Se tiver exposição ao calor com perda excessiva de água, é importante repor também os eletrólitos, com água de coco ou bebida de reposição hidroeletrolítica.

🚰 Ingestão de água: A recomendação de ingestão de água para pessoas não praticantes de exercício, é de 35mL para cada kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 70kg deve tomar (70 x 35mL) = 2,45 litros de água todos os dias, de maneira fracionada e de preferência longe das refeições.

Já praticantes de exercício físico, devem consumir 40mL por kg de peso corporal, ou seja, uma pessoa de 70kg, deve consumir (70 x 40ml) = 2,8 litros de água por dia.

😎 Como se proteger? Com óculos de sol, chapéus, camisas, de preferência aquelas que tenham um tecido que confere algum tipo de proteção, com filtros solares, de preferência de fator alto, 70, 90. É muito importante que se use bastante hidratação, seja tópica, com hidratantes leves, e via oral, com dois ou três litros de água por dia.”

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

grupo-de-brasileiros-deixa-faixa-de-gaza-e-aguarda-retorno-para-o-brasil;-veja-caminho-previsto

G1 Mundo

Grupo de brasileiros deixa Faixa de Gaza e aguarda retorno para o Brasil; veja caminho previsto

Após mais de um mês de espera, um grupo de 32 pessoas, que estava na Faixa de Gaza, chegou ao Egito na manhã deste domingo (12) e deve embarcar para o Brasil nesta segunda-feira (13), segundo o governo federal. O grupo é formado por 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros, todos estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah. A saída de […]

today12 de novembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%