G1 Mundo

Terremoto de magnitude 7,7 é registrado no sul do Oceano Pacífico e gera alertas de tsunami

today19 de maio de 2023 6

Fundo
share close

Um terremoto de magnitude 7,7 foi registrado nesta sexta-feira (19) no sul do Oceano Pacífico, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para ilhas da região.

Até a última atualização desta reportagem, o Serviço Nacional de Clima dos Estados Unidos afirmou que há riscos de ondas de 0,3 a 1 metro acima da maré para a costa de Vanuatu.

O governo de Vanuatu orientou para que os moradores busquem territórios mais altos. O arquipélago é formado por 80 ilhas e tem cerca de 300 mil habitantes.



Alertas de tsunami também foram emitidos para as áreas da Nova Caledônia, Fiji e Nova Zelândia, mas foram posteriormente descartados pelo serviço norte-americano.

O governo da Nova Caledônia determinou que áreas costeiras sejam evacuadas depois do alerta de tsunami. Mais tarde, a orientação foi suspensa. Cerca de 270 mil pessoas vivem no arquipélago.

A Agência Nacional de Emergência da Nova Zelândia orientou para que pessoas que estejam em embarcações voltem para a costa. O governo disse que não há necessidade para que residentes na região costeira deixem o local.

De acordo com o USGS, o tremor foi registrado ao sudeste da Nova Caledônia, com profundidade de 38 km, por volta das 14h no horário local (meia-noite em Brasília).

O terremoto foi seguido de um segundo tremor, registrado 10 minutos depois, de magnitude 5,9, segundo o USGS.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

walt-disney-desiste-de-investir-us$-1-bilhao-na-florida-em-meio-a-briga-com-governador;-entenda

G1 Mundo

Walt Disney desiste de investir US$ 1 bilhão na Flórida em meio a briga com governador; entenda

Em um e-mail enviado a funcionários, a companhia afirmou que está descartando o plano de levar 2 mil empregos para a Flórida por causa da "mudança nas condições de negócios" no estado. De acordo com o jornal Orlando Sentinel, o principal da cidade, o chefe dos parques da Disney, Josh D'Amaro, afirmou que "mudanças de licença" fizeram a empresa reconsiderar a ideia de investimento. O plano da companhia era realocar […]

today19 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%