G1 Mundo

Tesouro judeu da Segunda Guerra Mundial é encontrado durante reforma de casa na Polônia

today12 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

Acredita-se que donos da casa, que provavelmente morreram no Holocausto, tenham escondido os artefatos à época do conflito.


Krzysztof Hejmanowski (esquerda), inspetor da construtora Warbud, e Bartlomiej Gwozdz (direita), arqueólogo, posam para uma fotografia com objetos da Segunda Guerra Mundial, em Lódz, Polônia, quarta-feira, 11 de janeiro de 2023 — Foto: AP Photo/Rafal Niedzielski



As autoridades da Polônia anunciaram na quarta-feira (11) a descoberta de quase 400 objetos que datam da Segunda Guerra Mundial durante a reforma de uma casa na cidade de Lódz, região central do país. Acredita-se que, à época do conflito, os donos da casa eram judeus e tenham escondido os artefatos.

Entre os achados estão menorás e chanuquiás (comumente utilizados em celebrações judaicas), talheres e itens de uso diário.

“Os moradores que enterraram esses itens provavelmente pensaram que um dia voltariam para buscá-los, que seriam capazes de recuperá-los. Provavelmente, essas pessoas perderam suas vidas [no Holocausto]”, disse Adam Pustelnik, vice-prefeito de Lódz.

Krzysztof Hejmanowski, um inspetor da construtora Warbud, cuja equipe encontrou o tesouro, disse que os itens estavam embrulhados em jornais e guardados em uma caixa de madeira. As autoridades disseram que os objetos recuperados serão transferidos para o Museu de Arqueologia da cidade.

“Essas histórias são verdadeiramente raras e preciosas e também são uma grande lição para todos nós”, afirmou Pustelnik.

O endereço onde os objetos foram encontrados, na Rua Polnocna, 23, ficava fora do perímetro do Gueto de Litzmannstadt, que era na região. Os alemães nazistas estabeleceram o bairro em Lódz em fevereiro de 1940 e, até agosto de 1944, a vizinhança abrigou cerca de 200 mil judeus de toda a Europa. A maioria morreu lá ou em campos de concentração.

Uma funcionária da Administração Municipal de Investimentos, Małgorzata Loeffler, disse que os itens e sua história despertam “emoção e profunda reflexão sobre o fato de que não estamos sozinhos, que deixamos algo para trás”.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

george-santos,-filho-de-brasileiros-que-mentiu-para-ser-eleito-deputado-nos-eua,-afirma-que-nao-vai-renunciar

G1 Mundo

George Santos, filho de brasileiros que mentiu para ser eleito deputado nos EUA, afirma que não vai renunciar

Um grupo de republicanos do estado de Nova York pediu para que renuncie ao cargo, dizendo que ele mentiu repetidamente sobre sua história durante sua campanha. Foi depois disso que o novo congressista rejeitou o pedido, dizendo a repórteres que não renunciará. ‘Mentiroso patológico’, diz farmacêutico que dividiu apartamento com George Santos e a mãe Os republicanos fizeram o pedido em uma entrevista coletiva organizada pelo diretório do Partido Republicano […]

today12 de janeiro de 2023 35

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%