G1 Santos

Top 3 das cidades mais procuradas por turistas no Verão, Praia Grande tem a pior balneabilidade do litoral de SP

today23 de dezembro de 2023 5

Fundo
share close

Segundo a Cetesb, a praia é considerada imprópria quando as amostras coletadas apresentam mais de 100 unidades formadoras de colônias (UFC) de enterococos [bactérias fecais] por 100 ml.

Nessas condições, a água pode aumentar o risco de contaminação e doenças como hepatite A, cólera, febre tifoide, entre outras, sendo a mais comum a gastroenterite, que pode causar enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça, febre, infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

Boletim semanal da Cetesb apontou que a maioria das praias da cidade está imprópria para uso — Foto: Prefeitura de Praia Grande



O fato da praia estar imprópria não significa que todas as pessoas que se banharem no local irão contrair alguma dessas doenças. Isso depende das condições imunológicas de cada um e do tipo de exposição de cada um – se fica muito tempo na água, se mergulha a cabeça, se engole água”, explicou a companhia.

Terceiro lugar no ranking

Os resultados vão de encontro a um levantamento realizado pelo site de viagens Booking.com em novembro deste ano. Segundo os dados coletados, Praia Grande aparece ao lado de Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe e Santos quando o assunto é atração de turistas.

A pesquisa aponta os destinos em alta, que tiveram um aumento significativo na procura por parte dos viajantes brasileiros em comparação ao mesmo período do ano passado.

As seis cidades da Baixada Santista estão entre os top 10 destinos tendência para o fim do ano e temporada de verão. Praia Grande aparece em terceiro lugar, perdendo apenas para Japaratinga e Itanhaém. (Confira abaixo o ranking)

O levantamento foi feito levando em consideração as buscas na plataforma entre o período de 18 de setembro e 1 de outubro de 2023, para viagens entre os dias 1 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024.

Água está imprópria para o banho em oito das 12 praias de Praia Grande (SP) — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal

Confira a lista completa:

  • 1. Japaratinga (AL)
  • 2. Itanhaém (SP)
  • 3. Praia Grande (SP)
  • 4. Bertioga (SP)
  • 5. Peruíbe (SP)
  • 6. Guaratuba (PR)
  • 7. Capitólio (MG)
  • 8. Santos (SP)
  • 9. Caraguatatuba (SP)
  • 10. Guarujá (SP)

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que, atualmente, há 85,3% de cobertura de rede de esgoto no município e a meta, de acordo com o contrato vigente com a Sabesp, é atingir 95% até 2028. O município segue realizando obras para melhorar o sistema de saneamento básico e, consequentemente, a balneabilidade das praias.

“Sobre os índices atuais, a Prefeitura explica que, de acordo com relatório da Cetesb, o regime de chuvas acima da média nos últimos meses e ainda a grande concentração de banhistas nos finas de semana e feriados prolongados contribuíram de forma significativa para estes resultados”, disse.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cadeirante-com-paralisia-cerebral-e-carregado-para-sair-de-onibus-com-elevador-quebrado:-‘humilhante’;-video

G1 Santos

Cadeirante com paralisia cerebral é carregado para sair de ônibus com elevador quebrado: ‘humilhante’; VÍDEO

Ao g1, neste sábado (23), a dona de casa Célia Maria afirmou que os ônibus da Linha 2 (Vila Esperança/Centro) não passam por manutenção. O marido dela não tem movimento nas pernas, se comunica com dificuldade e utiliza uma cadeira de rodas motorizada para ter mais independência. O registro da experiência, segundo ela, traumática foi feito na última terça-feira (19). “Tinha uns homens no ponto que já chegaram perto para […]

today23 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%