Segundo a Cetesb, a praia é considerada imprópria quando as amostras coletadas apresentam mais de 100 unidades formadoras de colônias (UFC) de enterococos [bactérias fecais] por 100 ml.
Nessas condições, a água pode aumentar o risco de contaminação e doenças como hepatite A, cólera, febre tifoide, entre outras, sendo a mais comum a gastroenterite, que pode causar enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça, febre, infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Boletim semanal da Cetesb apontou que a maioria das praias da cidade está imprópria para uso — Foto: Prefeitura de Praia Grande
“O fato da praia estar imprópria não significa que todas as pessoas que se banharem no local irão contrair alguma dessas doenças. Isso depende das condições imunológicas de cada um e do tipo de exposição de cada um – se fica muito tempo na água, se mergulha a cabeça, se engole água”, explicou a companhia.
Terceiro lugar no ranking
Os resultados vão de encontro a um levantamento realizado pelo site de viagens Booking.com em novembro deste ano. Segundo os dados coletados, Praia Grande aparece ao lado de Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe e Santos quando o assunto é atração de turistas.
A pesquisa aponta os destinos em alta, que tiveram um aumento significativo na procura por parte dos viajantes brasileiros em comparação ao mesmo período do ano passado.
As seis cidades da Baixada Santista estão entre os top 10 destinos tendência para o fim do ano e temporada de verão. Praia Grande aparece em terceiro lugar, perdendo apenas para Japaratinga e Itanhaém. (Confira abaixo o ranking)
O levantamento foi feito levando em consideração as buscas na plataforma entre o período de 18 de setembro e 1 de outubro de 2023, para viagens entre os dias 1 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024.
Água está imprópria para o banho em oito das 12 praias de Praia Grande (SP) — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal
Confira a lista completa:
- 1. Japaratinga (AL)
- 2. Itanhaém (SP)
- 3. Praia Grande (SP)
- 4. Bertioga (SP)
- 5. Peruíbe (SP)
- 6. Guaratuba (PR)
- 7. Capitólio (MG)
- 8. Santos (SP)
- 9. Caraguatatuba (SP)
- 10. Guarujá (SP)
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que, atualmente, há 85,3% de cobertura de rede de esgoto no município e a meta, de acordo com o contrato vigente com a Sabesp, é atingir 95% até 2028. O município segue realizando obras para melhorar o sistema de saneamento básico e, consequentemente, a balneabilidade das praias.
“Sobre os índices atuais, a Prefeitura explica que, de acordo com relatório da Cetesb, o regime de chuvas acima da média nos últimos meses e ainda a grande concentração de banhistas nos finas de semana e feriados prolongados contribuíram de forma significativa para estes resultados”, disse.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)