G1 Mundo

Torre de igreja ressurge após reservatório secar na Espanha

today20 de março de 2023 13

Fundo
share close

Uma igreja ressurgiu na vila de San Roman, na Catalunha, nordeste da Espanha, por conta da seca que afeta a região — há 36 meses as chuvas estão abaixo da média. A construção fica no reservatório de Sau, que tem seu menor volume de água desde 1990.

A situação, no entanto, não deve melhorar tão cedo, segundo a Agencia Estatal de Meteorologia (Aemet).

A primavera de 2023, que começa nesta segunda-feira (20) no hemisfério norte, terá clima mais seco e quente do que o normal ao longo da costa nordeste do Mediterrâneo, que inclui a Catalunha. Como resultado, os riscos de incêndios florestais aumentam, mesmo com chuvas em outras partes do território espanhol.



“Esta é uma área que poderíamos descrever como terra de ninguém porque não está sendo afetada pelas tempestades vindas do Atlântico e do Mediterrâneo”, disse Ruben del Campo, porta-voz da Aemet, referindo-se ao nordeste da Espanha.

Ele apontou as mudanças climáticas como um dos principais fatores. “As ondas de calor nesta área geográfica do planeta são mais frequentes, estão aumentando com mais frequência do que em outras regiões”, afirmou.

A seca na Espanha, medida em 12 meses, não é pior do que em 2017, 2012 e 2005. Mas o nível médio de água nos reservatórios da Catalunha é de apenas 27%, ligeiramente acima do nível em partes da região sul da Andaluzia.

No início de março, após 25 meses sem chuvas significativas, o governo catalão pediu para a maioria de seus sete milhões de habitantes reduzir o uso de água em 8% em casa, 15% na indústria e 40% na agricultura.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

os-9-coliseus-milenares-mais-bem-preservados-do-mundo-alem-de-roma

G1 Mundo

Os 9 coliseus milenares mais bem preservados do mundo além de Roma

Seu projeto é simples, mas revolucionário. E sua execução é tão extraordinária que eles continuam servindo de modelo para a construção de estádios até hoje. E as arenas eram muito mais do que um campo de extermínio embebido em sangue. Seu significado simbólico, religioso e político ia muito além de um mero cenário de entretenimento. Vespasiano foi o primeiro imperador romano que não contava com a legitimidade de ser descendente […]

today19 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%