G1 Mundo

Total de mortos em rebeliões nas prisões chega a 18 no Equador

today25 de julho de 2023 12

share close

Na cidade de Esmeraldas, 15 guardas prisionais e dois outros funcionários foram mantidos como reféns em uma prisão local, disse o governo em comunicado.

Na própria Esmeraldas, uma unidade policial foi atacada, explosivos foram colocados em postos de gasolina e vários carros foram incendiados. O gabinete do procurador-geral disse nas redes sociais que um civil foi ferido em ataque com coquetel molotov em seu escritório.

Na cidade de Guayaquil, pelo menos 2.700 militares e policiais fortemente equipados entraram na Penitenciária do Litoral, após a promulgação da medida de 60 dias, retomando o controle de três blocos de celas com detonações controladas.



Confrontos entre grupos criminosos organizados acontecem desde sábado na prisão, uma das mais perigosas do Equador.

“Até agora, a morte de 18 presos foi confirmada após os confrontos registrados desde sábado”, escreveu a Procuradoria do país na plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter, acrescentando que mais de dez pessoas, incluindo um policial, ficaram feridas durante os incidentes.

Em outras prisões, os presos fizeram quase 100 guardas como reféns, e os presos de algumas cadeias iniciaram uma greve de fome, sem explicar o motivo.

Histórico de violência em prisões

O Equador há muito é atormentado pela violência nas prisões. Com este último aumento de casos ocorrendo durante a campanha para as eleições de 20 de agosto, alguns candidatos presidenciais prometeram reformas nas prisões.

Segundo o decreto assinado na segunda-feira pelo presidente do Equador, Guillermo Lasso, a prisão de Guayaquil é a mais perigosa do país, onde os detentos usaram armas de fogo durante os distúrbios e incendiaram instalações com tanques de gás.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Presidente da Câmara dos EUA fala de possível investigação de impeachment de Biden

McCarthy fez essa afirmação em uma entrevista à rede de TV conservadora Fox News. Ele disse que é preciso investigar o dinheiro da família de Biden, mas que, até agora, os deputados do Partido Republicano não encontraram nada que pudesse justificar uma ação contra o presidente dos EUA. Se fosse aberto um inquérito de impeachment, no entanto, os deputados teriam mais poderes para obter informações, disse McCarthy. Hunter Biden, o filho mais novo de Joe Biden, trabalhou para uma empresa […]

today25 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%