G1 Mundo

Trem pega fogo e pelo menos 5 pessoas morrem em Dhaka, Bangladesh; VÍDEO

today6 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

Cinco pessoas morreram após um trem pegar fogo em Dhaka, Bangladesh, na noite de sexta-feira (5), horário local. As autoridades acreditam que o incêndio tenha sido causado por criminosos com o objetivo de assustar os eleitores antes das eleições parlamentares previstas para domingo (7).

Mahid Uddin, oficial da Polícia Metropolitana de Dhaka, disse à AP que o incêndio foi “claramente um ato de sabotagem”. Ele não nomeou nenhum partido ou grupo político como suspeito, mas disse que as autoridades investigam o caso.

Bombeiros que estavam no local disseram que o fogo se espalhou rápido por quatro vagões de passageiros do trem. Sete unidades de combate a incêndios foram enviadas ao local para apagar as chamas.



No mês passado, a polícia e o governo culparam o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), de oposição, por outro incêndio num comboio que deixou quatro mortos. O grupo negou envolvimento com o incidente.

Oficialmente, pelo menos três pessoas foram mortas em confrontos políticos desde o início oficial da campanha, em 18 de dezembro.

As eleições de domingo ocorrem em um cenário cada vez mais polarizado na política de Bangladesh. De um lado está Sheikh Hasina, a atual primeira-ministra, e do outro está Khaleda Zia, ex-primeira-ministra e líder da oposição hoje em prisão domiciliária.

Os críticos acusam o governo de Hasina de sufocar a oposição ao implementar medidas de segurança repressivas, e o Partido Nacionalista do Bangladesh (BNP), de Zia, afirma que mais de 20 mil opositores foram presos. A administração da primeira-ministra, no entanto, nega que as prisões tenham sido feitas devido a tendências políticas e alega que o número de pessoas detidas é muito menor.

Tanto o BNP quanto outros grupos da oposição pretendem boicotar a votação de domingo alegando que o pleito não será livre ou justo sob de Hasina. Eles exigem que a primeira-ministra se afaste e deixe um governo provisório neutro realizar a votação, mas a administração atual alega que a Constituição do país não corrobora tal medida.

Segundo a AP, a porta-voz associada do secretário-geral da ONU, Florencia Soto Nino, em Nova York, disse na quarta-feira (3): “Estamos acompanhando o processo de perto e esperamos que todas as eleições aconteçam de forma transparente e organizada”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-leva-tiro-no-peito-em-beco-e-morre-a-caminho-do-pronto-socorro-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem leva tiro no peito em beco e morre a caminho do pronto-socorro no litoral de SP

Homicídio ocorreu no Dique do Pirraço, no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, em São Vicente (SP). Segundo informações obtidas pelo g1, homem foi atingido no tórax por um disparo — Foto: Imagem cedida por Vivendo na Baixada Um homem, de 38 anos, foi morto com um tiro no peito na madrugada desta sexta-feira (5), em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, o homicídio ocorreu […]

today5 de janeiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%