G1 Mundo

Tremor de magnitude 5,9 atinge centro do Japão

today2 de junho de 2024 13

Fundo
share close

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu o centro de Japão, mas não foi emitido nenhum alerta de tsunami, informou a agência meteorológica do país asiático.

O tremor foi registrado às 06h31 locais (18h31 de domingo em Brasília) e teve seu epicentro na península de Noto, onde outro sismo devastador causou mais de 230 mortes em 1º de janeiro.

As autoridades locais indicaram que, inicialmente, não houve relatos de danos, mas continuam recolhendo informação, segundo a televisão pública NHK.



Cerca de 10 minutos depois do terremoto da manhã desta segunda ocorreu um segundo sismo de magnitude 4,8 na mesma região, indicou a agência meteorológica.

A operadora da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa, na região do tremor, anunciou a suspensão das operações para avaliar possíveis danos, segundo a NHK.

A emissora advertiu que muitos edifícios no litoral do Mar de Japão já haviam sido danificados no potente sismo de janeiro.

O terremoto de 1º de janeiro destruiu edifícios, causou incêndios e derrubou infraestruturas na península de Noto, quando as famílias comemoravam o Ano Novo.

Situado sobre quatro placas tectônicas a oeste do “Círculo de Fogo” do Pacífico, o Japão é um dos países de maior atividade sísmica do mundo.

O arquipélago de 125 milhões de habitantes registra aproximadamente 1.500 tremores por ano, cerca de 18% da sismicidade global, a maioria deles leves.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-perda-historica-nas-eleicoes-da-africa-do-sul,-partido-de-mandela-tera-que-disputar-a-presidencia-com-oposicao

G1 Mundo

Após perda histórica nas eleições da África do Sul, partido de Mandela terá que disputar a presidência com oposição

O anúncio oficial da contagem dos votos neste domingo (2) confirmou que a sigla conquistou 159 cadeiras das 400 na Assembleia Nacional do país, segundo a agência Reuters. O valor é uma perda significativa em comparação com a última eleição, quando o partido conquistou 230 assentos do legislativo. Sem maioria, o ANC confirmou que fará uma coalizão com um ou mais partidos de oposição, desde que o atual presidente não […]

today2 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%