G1 Mundo

Treze migrantes haitianos morrem afogados em vala de irrigação em acidente na República Dominicana

today7 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

Pelo menos 13 migrantes haitianos morreram afogados na noite de domingo (6) na República Dominicana, quando a caminhonete que os transportava clandestinamente caiu em um canal de irrigação, informaram as autoridades dominicanas.

Entre os mortos havia duas meninas, uma recém-nascida e outra de 4 anos de idade, nove homens e duas mulheres. Os mortos estavam sem documentos. Há três sobreviventes.

O Haiti e a República Dominicana são países vizinhos em uma ilha.



A polícia disse que o motorista perdeu o controle da caminhonete, mas o promotor Amewdy Tejada disse que não se sabe em como aconteceu o acidente, mas sabe-se que o veículo caiu no canal de irrigação. O motorista sumiu do local da tragédia

A polícia publicou uma nota na qual informa que todas as vítimas eram transportadas ilegalmente do Haiti.

Os corpos serão enviados para o Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inasi) para cumprir com os trâmites legais.

O Haiti, o país mais pobre das Américas, vive há anos uma crise econômica, política e de segurança, agravada pela violência de gangues criminosas que dominam áreas do país.

A situação multiplicou o êxodo de haitianos sem documentos para a vizinha República Dominicana, que por sua vez endureceu sua política com mais operações migratórias e a construção de um muro na fronteira entre os dois países.

Pelo transporte clandestinos que podem chegar a custar aproximadamente 142 dólares segundo a taxa de câmbio, continuam sendo frequentes.

No último mês de maio, três haitianos também morreram em um acidente de trânsito quando eram transportados em um desses veículos clandestinos. O carro levava 17 pessoas e capotou na rodovia.

No ano passado, a República Dominicana reportou a entrada de mais de 120 mil migrantes estrangeiros, a maioria de haitianos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quenianos-atacam-elefante-apos-morte-de-crianca-esmagada

G1 Mundo

Quenianos atacam elefante após morte de criança esmagada

As mudanças climáticas diminuíram a área onde os animais selvagens podem pastar, o que os aproximou das áreas habitadas pelas pessoas. Quenianos atacam elefante após morte de criança esmagada No Quênia há um conflito recente entre pessoas da etnia maasai e elefantes que vivem perto deles. Segundo os moradores, no sábado um grupo de elefantes atacou uma mãe com um filho de 3 anos. A criança morreu esmagada por um […]

today7 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%