G1 Mundo

Treze migrantes haitianos morrem afogados em vala de irrigação em acidente na República Dominicana

today7 de agosto de 2023 10

Fundo
share close

Pelo menos 13 migrantes haitianos morreram afogados na noite de domingo (6) na República Dominicana, quando a caminhonete que os transportava clandestinamente caiu em um canal de irrigação, informaram as autoridades dominicanas.

Entre os mortos havia duas meninas, uma recém-nascida e outra de 4 anos de idade, nove homens e duas mulheres. Os mortos estavam sem documentos. Há três sobreviventes.

O Haiti e a República Dominicana são países vizinhos em uma ilha.



A polícia disse que o motorista perdeu o controle da caminhonete, mas o promotor Amewdy Tejada disse que não se sabe em como aconteceu o acidente, mas sabe-se que o veículo caiu no canal de irrigação. O motorista sumiu do local da tragédia

A polícia publicou uma nota na qual informa que todas as vítimas eram transportadas ilegalmente do Haiti.

Os corpos serão enviados para o Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inasi) para cumprir com os trâmites legais.

O Haiti, o país mais pobre das Américas, vive há anos uma crise econômica, política e de segurança, agravada pela violência de gangues criminosas que dominam áreas do país.

A situação multiplicou o êxodo de haitianos sem documentos para a vizinha República Dominicana, que por sua vez endureceu sua política com mais operações migratórias e a construção de um muro na fronteira entre os dois países.

Pelo transporte clandestinos que podem chegar a custar aproximadamente 142 dólares segundo a taxa de câmbio, continuam sendo frequentes.

No último mês de maio, três haitianos também morreram em um acidente de trânsito quando eram transportados em um desses veículos clandestinos. O carro levava 17 pessoas e capotou na rodovia.

No ano passado, a República Dominicana reportou a entrada de mais de 120 mil migrantes estrangeiros, a maioria de haitianos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quenianos-atacam-elefante-apos-morte-de-crianca-esmagada

G1 Mundo

Quenianos atacam elefante após morte de criança esmagada

As mudanças climáticas diminuíram a área onde os animais selvagens podem pastar, o que os aproximou das áreas habitadas pelas pessoas. Quenianos atacam elefante após morte de criança esmagada No Quênia há um conflito recente entre pessoas da etnia maasai e elefantes que vivem perto deles. Segundo os moradores, no sábado um grupo de elefantes atacou uma mãe com um filho de 3 anos. A criança morreu esmagada por um […]

today7 de agosto de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%