G1 Mundo

Tribunal no Peru estende prisão preventiva de ex-presidente Castillo

today10 de março de 2023 7

Fundo
share close

Um juiz no Peru estendeu a prisão preventiva do ex-presidente Pedro Castillo para 36 meses, de 18 meses, na quinta-feira, após a deposição do ex-líder e prisão por uma tentativa ilegal de dissolver o Congresso em dezembro.

A decisão de detenção de três anos está relacionada a acusações de crime organizado, tráfico de influência e cumplicidade em conluio cometido durante os turbulentos 17 meses de Castillo no cargo.

O mandato do presidente esquerdista foi marcado por uma rotatividade sem precedentes entre ministros do governo e brigas internas quase constantes com um Congresso dominado por parlamentares conservadores.



“Eu enfaticamente e categoricamente nego ser o líder ou parte de uma rede criminosa”, disse Castillo em uma audiência virtual.

O tribunal também condenou a três anos de prisão preventiva Juan Silva, ex-ministro dos Transportes de Castillo, que está foragido desde o ano passado.

O ex-ministro da Habitação de Castillo, Geiner Alvarado, que também atuou como chefe de transporte após a saída de Silva, permanecerá em liberdade no momento, decidiu o tribunal. Os promotores disseram que vão apelar dessa decisão.

O ex-presidente e seus dois ministros são acusados de envolvimento em esquema de propina relacionado à construção de uma ponte, bem como na compra de combustível para a petrolífera estatal Petroperu .

Castillo também permanece sob investigação por acusações de rebelião e conspiração em relação aos eventos que levaram à sua deposição em 7 de dezembro.

Desde então, protestos em todo o país estouraram, deixando dezenas de mortos e centenas de feridos.

As demandas dos manifestantes incluem a libertação de Castillo da prisão, a renúncia de sua sucessora, a presidente Dina Boluarte, bem como eleições antecipadas e a criação de uma nova constituição.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ucrania-prende-dois-ex-militares-por-destruicao-do-antonov,-o-maior-aviao-do-mundo

G1 Mundo

Ucrânia prende dois ex-militares por destruição do Antonov, o maior avião do mundo

O Serviço Ucraniano de Segurança anunciou nesta sexta-feira (10) a detenção de dois funcionários da fabricante de aviões Antonov por colaborar com a destruição, no ano passado, de um Antonov An-225, o então maior avião do mundo. A aeronave, que era famosa mundialmente pelas suas dimensões, foi destruída durante um ataque da Rússia ao aeroporto de Gostomel, perto de Kiev, onde estava estacionado. Agora, Kiev acusa esses dois funcionários, que […]

today10 de março de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%