G1 Santos

Trotes para o Samu de Guarujá, SP, crescem em quase 30%

today8 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

Trotes feitos para as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) cresceram 28%, entre 2022 e 2023 em Guarujá, no litoral de São Paulo. A brincadeira de mau gosto atrapalha o serviço dos profissionais, fazendo com que equipes se desloquem desnecessariamente para locais, impedindo que atuem em casos reais de salvamento de vidas.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ao longo de 2022, o Samu recebeu 20 mil chamados, sendo 2.200 trotes, o equivalente a 11%.

Em 2023, mesmo com um número total de chamados recebidos menor que o ano anterior, de 18.790, o volume de trotes aumentou, chegando a 15% (2.819 trotes). O mês de novembro registrou o maior número de chamadas falsas. Das 1.620 ligações recebidas, 247 foram trotes.



Segundo a Secretaria de Saúde, recentemente, a Central do Samu Guarujá passou a receber, todos os dias, às 11h, uma ligação de uma criança dizendo que uma mulher havia sido esfaqueada. A brincadeira atrapalha bastante o trabalho das equipes.

“Salvar vidas é uma corrida contra o tempo e cada minuto pode fazer a diferença”, disse a coordenadora do Samu Guarujá, Ana Paula Mormitto Nishio, por meio de nota divulgada pela prefeitura.

O trote aos serviços de emergência é um crime previsto pelo Artigo 266 do Código Penal Brasileiro e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção.

Veja a quantidade de trotes recebidos no Samu de Guarujá:

  • Setembro

    Atendimentos: 1.599

    Trotes: 9% = 140
  • Outubro

    Atendimentos: 1.539

    Trotes: 9% = 144
  • Novembro

    Atendimentos: 1.620

    Trotes: 15% = 247
  • Dezembro

    Atendimentos: 1.691

    Trotes 9% = 160

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

G1 em 1 minuto - Santos: Pastor é preso por estuprar sobrinha

G1 em 1 minuto – Santos: Pastor é preso por estuprar sobrinha




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-inaugura-escola-municipal-no-embare;-conheca-o-novo-predio

G1 Santos

Santos inaugura escola municipal no Embaré; conheça o novo prédio

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, inaugurou uma nova escola municipal para atendimento em período integral. A UME Florestan Fernandes I atenderá 350 alunos na Rua Benjamim Constant, no bairro Embaré. O prédio acomoda estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que antes frequentavam outra unidade com o mesmo nome localizada na Rua Oswaldo Cochrane. Este prédio passa a se chamar UME Florestan Fernandes II […]

today8 de fevereiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%