G1 Mundo

Trump deposita na Suprema Corte o futuro de sua candidatura à Casa Branca

today21 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

É o que espera a campanha do pré-candidato, que desponta como favorito entre os republicanos, com 49 pontos de vantagem sobre seus concorrentes, segundo o site de dados FiveThirtyEight.

Até agora, o peso de 91 acusações na Justiça, distribuídas em quatro processos criminais, não afetou a popularidade de Trump. A decisão do Colorado de desqualificá-lo para ocupar o cargo é a primeira vitória em uma campanha empreendida em pelo menos 16 estados do país.

Todas as contestações baseiam seus argumentos na 14ª emenda, que proíbe de ocupar cargos públicos aqueles que fizeram juramento constitucional e se envolveram em insurreição. Trump é acusado de incitar seus partidários a invadir o Capitólio, no motim de 6 de janeiro de 2021, para contestar o resultado eleitoral que deu a vitória a Joe Biden.



A decisão de invocar esta emenda constitucional para barrar o retorno do ex-presidente ao comando da Casa Branca divide juristas e constitucionalistas do país. Os processos em andamentos nos estados americanos ganharam um fôlego a partir do veredicto do Colorado, por 4 votos a 3, mas Trump conta com a Suprema Corte para restaurar o seu lugar nas urnas.

Monumento “A Contemplação da Justiça” posicionado do lado de fora da Suprema Corte dos EUA — Foto: Evelyn Hockstein/REUTERS

Se o mais alto tribunal americano concordar em ouvir o recurso do ex-presidente, os processos pendentes em instâncias inferiores seriam congelados e Trump continuaria elegível.

A própria decisão do Colorado permanecerá suspensa até o início de janeiro, a fim de aguardar o pronunciamento da Suprema Corte, num sinal interpretado como positivo para os que coordenam a campanha do ex-presidente americano.

Independentemente de qualquer decisão judicial, o argumento da vitimização vem ecoando em favor de Trump e não pode ser subestimado. O fato de ser réu criminal não demove o apoio de simpatizantes ao futuro de sua candidatura.

O ex-presidente sabe como tirar proveito disso e se mantém na dianteira como favorito para obter a indicação do Partido Republicano e com ligeira vantagem sobre Joe Biden na disputa final pela Casa Branca.

Trump passa Biden em pesquisas sobre eleições de 2024 nos EUA

Trump passa Biden em pesquisas sobre eleições de 2024 nos EUA




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-e-estado-entregam-mais-440-moradias-no-cantagalo-e-parque-da-montanha

Prefeitura de Guarujá

Guarujá e Estado entregam mais 440 moradias no Cantagalo e Parque da Montanha

Foram entregues 340 apartamentos do Conjunto Habitacional “Guarujá O”, no Cantagalo, além da entrega simbólica de outras 100 unidades, no Conjunto Habitacional “Guarujá N”, no Parque da Montanha Mais 440 unidades habitacionais foram entregues em Guarujá, na manhã desta quinta-feira (21), pelo prefeito e o governador Tarcísio de Freitas, como parte do programa estadual Vida Digna. No período de 2017 a 2023, o Município já entregou 1.554 moradias, sendo 814 […]

today21 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%