G1 Mundo

Trump deve se entregar à Justiça dos EUA nesta quinta; relembre as acusações contra o ex-presidente

today24 de agosto de 2023 7

Fundo
share close

Além do pagamento de fiança, o ex-presidente está impedido de publicar ameaças na internet. Trump também não pode intimidar testemunhas e atrapalhar a Justiça.

Além de Trump, outras 18 pessoas foram acusadas formalmente no caso da Geórgia. Os promotores apresentaram 41 acusações, sendo 13 contra o ex-presidente, incluindo falsificação e extorsão. A promotoria aplicou uma lei usada contra chefes da máfia para acusar Trump.

A investigação que levou às acusações começou em fevereiro de 2021, após o vazamento do áudio de um telefonema entre Trump e Brad Raffensperger, secretário da Geórgia e principal funcionário eleitoral do estado.



“O que eu quero fazer é o seguinte: eu só quero encontrar 11.780 votos. Que é 1 a mais do que temos, já que ganhamos no estado”, disse Trump, sem apresentar provas, enquanto pressionava Raffensperger para que ele refizesse a contagem na Geórgia. O objetivo seria fazer com que os Republicanos levassem os 16 delegados do estado.

“Você precisa reexaminar, mas com pessoas que querem encontrar respostas, não com pessoas que não querem encontrar respostas”, falou o ex-presidente.

Nos Estados Unidos, cada estado tem um peso diferente na composição dos votos presidenciais, sendo que a eleição final é feita por um Colégio Eleitoral formado por delegados.

Pela tradição, os delegados que participam do Colégio Eleitoral votam no candidato que venceu a eleição em voto popular no estado ao qual representam. São necessários 270 delegados para vencer as eleições. Em 2020, Joe Biden teve 306, enquanto Trump, 232.

Trump é favorito no partido Republicano para concorrer à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2024.

Os promotores no caso sugerem que o julgamento dele comece em 4 de março do ano que vem, enquanto os advogados de Trump pediram um julgamento para 2026.

Donald Trump durante campanha em Iowa em 12 de agosto de 2023 — Foto: Scott Morgan/REUTERS

Além da investigação da Geórgia, Trump é réu na Justiça criminal em outros três casos. Dois processos tramitam na Justiça Federal dos EUA:

O ex-presidente também é acusado na Justiça do estado de Nova York:

  • Em março de 2023, ele foi acusado formalmente por não ter declarado o pagamento de US$ 130 mil para que Stormy Daniels, uma atriz pornô, se mantivesse em silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal que os dois tiveram.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-participa-de-ultima-reuniao-do-brics;-encontro-deve-detalhar-ampliacao-do-bloco

G1 Mundo

Lula participa de última reunião do Brics; encontro deve detalhar ampliação do bloco

A expansão do número de membros do Brics é uma das defesas de Lula. Já jmanifestaram interesse em se juntar formalmente ao grupo 40 países da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia . A ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandorm, declarou na quarta (23) que os líderes já chegaram a um acordo para adotar diretrizes de ampliação do Brics. Os detalhes devem […]

today24 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%