G1 Mundo

Trump sai do banco de réus direto para o modo campanha

today14 de junho de 2023 13

Fundo
share close

Mais tarde, num discurso a doadores em sua propriedade de luxo em Nova Jersey, ele exibiu a retórica habitual, apresentando-se como vítima de um sistema judicial politizado e despejando insultos ao promotor especial Jack Smith, a quem chamou de bandido e lunático enlouquecido.

Trump deixou claro o que se deve esperar dessa tentativa de reconquistar a Casa Branca: um trampolim para que ele se safe de seus imbróglios na Justiça como réu em dois julgamentos.

Um aliado próximo, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, vem se mostrando bem-sucedido nessa empreitada e pode ser inspiração para Trump.



Ele conseguiu se reeleger à sombra do julgamento em três processos por corrupção e batalha para minar o poder da Suprema Corte. Ambos direcionaram seus partidos do centro-direita para o extremo, atacando as instituições democráticas em seus países em benefício próprio.

Trump se diz inocente em caso de documentos confidenciais

Trump se diz inocente em caso de documentos confidenciais

O ex-presidente americano põe seus interesses legais à frente da campanha, atropelando quem o atrapalha. Como resumiu o comentarista Van Jones, da CNN, Trump não está concorrendo para salvar os EUA, mas a si mesmo. “Se isso significa derrubar o sistema judicial e o promotor especial, ele não hesitará”, afirmou.

Até agora, a disputa pela vaga do Partido Republicano nas eleições do próximo ano está centrada na batalha judicial do ex-presidente e põe o partido refém do tema.

Poucos correligionários se arriscam a desafiar o senso comum de que Trump é a vítima, apesar das 37 acusações pela posse não autorizada de documentos confidenciais e obstrução do trabalho de investigadores para localizá-los.

A expressão soturna e, de certa forma, humilhada, que Trump exibiu nas duas ocasiões em que se sentou no banco de réus — nesta terça-feira em Miami e há dois meses em Nova York, onde foi acusado de fraude fiscal — é apenas temporária.

Ele tirará o máximo de proveito dessa circunstância para animar a sua claque e ofuscar o peso das acusações. A estratégia, porém, oferece riscos: o de cansar o tribunal da opinião pública.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-turbulencia-esta-mais-frequente-com-aquecimento-global,-segundo-estudo

G1 Mundo

Por que turbulência está mais frequente com aquecimento global, segundo estudo

Cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, estudaram a chamada turbulência de ar claro (quando a temperatura potencial aumenta com a altura), que é mais difícil para os pilotos evitarem. Eles descobriram que a turbulência severa aumentou 55% entre 1979 e 2020 em uma rota tipicamente movimentada do Atlântico Norte. Os pesquisadores atribuem o aumento às mudanças na velocidade do vento em grandes altitudes ao ar mais quente resultante […]

today14 de junho de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%