Gospel Prime

TSE exclui Forças Armadas de fiscalização das urnas eletrônicas

today27 de setembro de 2023 2

Fundo
share close

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou uma decisão unânime para excluir as Forças Armadas e o Supremo Tribunal Federal (STF) da lista de entidades responsáveis pela fiscalização das urnas eletrônicas. A resolução foi aprovada na sessão realizada em 26 de setembro de 2023, e o ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE, foi o relator da resolução.

A inclusão das Forças Armadas na lista de entidades fiscalizadoras ocorreu em 2021, por decisão do TSE. No entanto, Moraes argumentou que a presença das Forças Armadas na lista não estava alinhada com suas funções constitucionais e legais, e que elas deveriam permanecer envolvidas apenas nas áreas de apoio logístico e segurança durante as eleições.

Quanto ao STF, Moraes justificou sua exclusão afirmando que a Suprema Corte é a entidade competente para lidar com recursos e ações decorrentes das decisões do TSE.

Além dessas mudanças, os ministros também incluíram o “Teste de Integridade com Biometria” na norma que estabelece as regras para os procedimentos de fiscalização do sistema eletrônico de votação.

A resolução alterada pelo TSE, a Resolução 23.673/2021, continua a incluir mais de uma dezena de entidades na fiscalização das urnas eletrônicas, além dos partidos políticos. Essas entidades incluem partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, o Congresso Nacional, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, entre outras.



Em 2022, às Forças Armadas apontaram “relevante risco à segurança do processo” eleitoral e que “não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso”.

Na época, os militares também sugeriram melhorias, que não foram acatadas pelo TSE, a realização de “uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-abre-inscricoes-para-processo-seletivo-de-guarda-vidas-temporarios;-veja-como-participar

G1 Santos

Guarujá abre inscrições para processo seletivo de guarda-vidas temporários; veja como participar

As inscrições do processo seletivo para guarda-vidas temporários em Guarujá, no litoral de São Paulo, começam nesta quinta-feira (28). Os selecionados atuarão durante a temporada de verão, com início a partir do dia 1° de novembro e com término do contrato em 28 de fevereiro de 2024. Ao todo, está prevista a contratação de 50 novos guarda-vidas. A remuneração bruta será de R$ 2.579, 50 para carga horária de 44 […]

today27 de setembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%