G1 Mundo

Tubarão-tigre é flagrado vomitando ‘almoço espinhoso’ na Austrália pela 1ª vez; entenda

today6 de junho de 2024 4

Fundo
share close

Pesquisadores australianos presenciaram um momento raro próximo à Ilha Orpheus, um paraíso tropical no nordeste da Austrália: um tubarão-tigre regurgitando uma equidna, um espinhoso e curioso mamífero conhecido como “fóssil vivo” (veja foto acima).

A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira (06) pela Universidade James Cook (JCU, na sigla em inglês) e fascinou os cientistas que documentaram o “almoço espinhoso” e incomum.

“Ficamos bastante chocados com o que vimos. Realmente não sabíamos o que estava acontecendo”, disse Nicolas Lubitz, ex-aluno de doutorado da JCU que presenciou o momento.



“Consegui tirar apenas uma foto, mas dá para ver o contorno da equidna na água”, acrescentou.

Ele e sua equipe flagraram o caso em maio de 2022, quando estavam estudando a vida marinha na região, que fica perto da Grande Barreira de Corais, o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço.

E o incidente chamou a atenção da equipe de pesquisa porque se acredita que esta é primeira vez que tal ocorrência é documentada.

As equidnas possuem características primitivas como a capacidade de pôr ovos e um focinho em formato de bico (daí o apelido de fóssil) e na Austrália são protegidas por lei, tornando ilegal sua captura ou comercialização (veja foto abaixo).

Uma equidna-de-focinho-curto, mamífero bastante popular na Austrália, Tasmânia e em partes da ilha de Nova Guiné. — Foto: Wikemedia/Fir0002/Flagstaffotos

A principal teoria dos cientistas é que o tubarão capturou a equidna enquanto ela nadava nas águas rasas ao redor da ilha, um hábito já conhecido desses peixes.

Mesmo assim, essa observação desafia a compreensão anterior sobre a dieta desses tubarões, que são conhecidos por sua voracidade e disposição para ingerir uma variedade impressionante de itens.

“Era um tubarão-tigre de tamanho decente, mas não era enorme. É muito raro que eles regurgitem sua comida, mas às vezes, quando estão estressados, podem fazê-lo”, detalhou Lubitz.

Por isso, após o caso, o tubarão-tigre em questão foi equipado com um rastreador acústico antes de ser solto de volta ao mar. Essa medida permitirá que os pesquisadores monitorem seus movimentos e aprendam mais sobre suas atividades após o encontro inusitado.

VÍDEO: Pesquisadores encontram rochas de plástico em ilha quase inabitada

Pesquisadores encontram rochas de plástico em ilha quase inabitada

Pesquisadores encontram rochas de plástico em ilha quase inabitada




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ponte-cai-na-bolivia-e-atinge-indigenas-que-estavam-debaixo;-sete-morrem

G1 Mundo

Ponte cai na Bolívia e atinge indígenas que estavam debaixo; sete morrem

Uma ponte na Bolívia perto da fronteira com o Brasil desabou nesta quinta-feira (6), deixando sete pessoas mortas, uma delas grávida, de acordo com autoridades locais. As vítimas eram indígenas que estavam às margens do rio no momento em que a estrutura desabou e integrantes de um veículo que trafegava sobre a ponte no momento da queda. Uma delas estava grávida, de acordo com autoridades locais. A ponte ligava os […]

today6 de junho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%