G1 Santos

Tubarões anequim são achados sem cabeça e congelados para a venda no litoral de SP

today23 de junho de 2023 6

Fundo
share close

Dois tubarões-anequim foram encontrados sem cabeça e congelados em um comércio de peixes em Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar Ambiental Marítima, os animais estavam sem cabeça e congelados, prontos para a venda. A espécie é considerada a mais rápida do mundo e está criticamente ameaçada de extinção. Duas pessoas foram autuadas em flagrante.

Segundo a polícia, os agentes fizeram patrulhamento de fiscalização ambiental nos comércios de peixes, na quinta-feira (22). Em um dos estabelecimentos, eles localizaram dois exemplares de tubarão, identificados pelas autoridades como sendo da espécie Anequim.

O animal é considerado em risco de extinção, sendo proibida a pesca, transporte, beneficiamento, armazenamento e comércio desde 22 de maio em todo o território nacional, segundo a Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 354, de 27 de Janeiro de 2023.



Questionados sobre a origem dos tubarões, os dois responsáveis do local não comprovaram a documentação do pescado e não apresentaram nota fiscal ou qualquer outro documento que comprovasse a aquisição do animal em data anterior da proibição.

Eles foram autuados em R$ 3.560 cada, totalizando R$ 7.120 em multas, por armazenar espécimes proeminentes da pesca proibida e responderão pelo crime ambiental. Além disso, deverão comparecerão em atendimento ambiental, para esclarecimentos junto a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O pescado foi apreendido e destinado a uma entidade beneficente de Guarujá.

Tubarões ameaçados de extinção são encontrados sem cabeça e congelados no litoral de SP — Foto: Polícia Ambiental

Segundo a Polícia Ambiental, o animal é conhecido também como Tubarão-mako, leva o nome científico Isurus oxyrinchus . Ele é considerado o mais rápido do mundo e bastante agressivo. É um predador, se alimenta principalmente de outros tubarões, mamíferos marinhos, marlins e anchovas.

Um tubarão grande pode chegar aos 4,45 metros de comprimento e sua coloração permite que se torne quase invisível quando visto por cima (se camuflando no azul) e por baixo (se camuflando com a superfície), o que ajuda na hora de capturar presas e evitar predadores.

A espécie encontra-se em perigo, classificado como “criticamente ameaçado de extinção”, principalmente devido à pesca. Ela também é uma espécie muito valorizada na pesca esportiva, por ser de difícil captura.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

procurado-por-roubo-e-corrupcao-de-menores-no-ceara-e-preso-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Procurado por roubo e corrupção de menores no Ceará é preso no litoral de SP

Homem de 22 anos também é investigado por participação em homicídios. Ele foi encontrado em uma casa no bairro Boracéia, em Bertioga. Procurado da Justiça do Ceará suspeito de integrar facção criminosa é preso em Bertioga, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (22) — Foto: Divulgação/PC-CE Um homem, de 22 anos, procurado da Justiça do Ceará e suspeito de integrar uma facção criminosa foi preso em Bertioga, no litoral […]

today23 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%