Notícias

Turbulência severa: o que é, como impacta os passageiros, quem costuma se ferir mais e o que fazer; saiba mais

today21 de maio de 2024 2

share close

A vítima é um passageiro de nacionalidade britânica de 73 anos de idade que teria problemas cardíacos. Uma das possíveis causas da morte, que está sendo investigada, é ataque cardíaco.

O voo SQ321 havia saído de Londres, e o evento ocorreu faltando cerca de uma hora e meia para o pouso em Singapura. O comandante declarou emergência e realizou um pouso não programado em Bangkok, na Tailândia, onde os feridos receberam socorro.

De acordo com a Singapore Airlines, havia 211 passageiros e 18 membros da tripulação na aeronave.



Um estudo do NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) analisou o que acontece ao avião e aos passageiros durante uma turbulência, quem costuma se ferir nesses episódios e o que é determinante para evitar ferimentos graves.

O relatório “Prevenção de lesões relacionadas à turbulência” foi divulgado em 2021 com base em episódios de turbulência registrados entre 2009 e 2018 na aviação comercial de passageiros dos EUA.

Voo sofre turbulência severa e faz pouso não programado em Bangkok

Voo sofre turbulência severa e faz pouso não programado em Bangkok

Veja a seguir perguntas e resposta e as principais conclusões:

Fenômeno atmosférico que causa mudanças na altitude, atitude e/ou velocidade no ar e que impactam o avião com intensidade variada.

O que acontece com um avião durante uma turbulência severa?

Ela acontece quando o avião muda subitamente de velocidade e altitude. A aeronave pode ficar momentaneamente fora de controle.

E no caso do voo da Singapore: houve uma variação súbita e considerável da velocidade vertical, segundo o FlightRadar24, que monitora voos em tempo real em todo o mundo. “Em voos normais, algumas pequenas variações na velocidade vertical são esperadas. Contudo, (…) há variações inesperadas por quase um minuto antes que a velocidade vertical retorne a 0 pés por minuto”, diz Ian Petchenik, diretor de comunicação do FlightRadar24.

O que acontece com os passageiros durante uma turbulência severa?

Quem está sem cinto de segurança é arremessado contra o teto da aeronave, o que pode causar ferimentos na cabeça. Passageiros de cinto são pressionados contra o cinto. Objetos são arremessados. O serviço de bordo e a caminhada no corredor são impossíveis de acontecer.

Quais os outros tipos de turbulência?

  • Leves: quando momentaneamente mudam altitude ou velocidade, sem dificuldade para andar;
  • Moderadas: é possível sentir pequenas ondulações. É difícil andar pela cabine e passageiros sentem apertar o cinto de segurança
  • Extrema: maior que a severa. É quase possível controlar a aeronave. Pode causar dano estrutural

Veja quais são os diferentes tipos de turbulência

Veja quais são os diferentes tipos de turbulência

Quem costuma se ferir gravemente durante uma turbulência?

Comissários de bordo estão mais sujeitos a ferimentos, porque precisam andar pela cabine de passageiros mesmo em momentos em que os demais passageiros estão com cinto de segurança afivelados. O estudo do NTSB apontou que:

  • 123 passageiros e comissários se machucaram seriamente em turbulências entre 2009 e 2018 em voos comerciais nos EUA;
  • Desses, 97 (78,9%) eram comissários de bordo e 26 (21,1%) passageiros
  • A maior parte dos comissários estava preparando a cabine para o pouso; entre os passageiros, 8 dos 26 estavam no banheiro.
  • Apenas uma pessoa comprovadamente usava o cinto;

Onde são os ferimentos mais comuns?

Entre comissários e passageiros, os ferimentos mais comuns se concentram da cintura para baixo, como lesões nas pernas, quadril e tornozelos.

E no caso do voo da Singapore: ainda não há essa informação.

Mortes são comuns em episódios assim?

Mortes decorrentes de turbulência são eventos raríssimos. Existem apenas três registros de vítimas fatais entre 1980 e 2009, e nenhuma desde então, segundo o NTSB.

Comida é vista no chão de Boeing 777 da Singapore Airlines após turbulência severa que deixou um morto, em 21 de maio de 2024 — Foto: Reprodução/ Redes sociais

Em que fase a turbulência está mais sujeita a acontecer?

De acordo com os dados do NTSB, durante a fase de descida e também na de cruzeiro

E no caso do voo da Singapore: a turbulência ocorreu durante o voo de cruzeiro.

É possível prever uma turbulência?

Turbulências convencionais podem ser identificadas nos radares dos aviões e também por outras aeronaves que passam por ela. Há um outro tipo conhecido como turbulência de céu claro: ela é definida como súbita e severa e acontece em regiões sem nuvens —e podem causar violentos ataques à estrutura da aeronave.

Para o passageiro, a maneira mais segura de se prevenir é usando o cinto de segurança durante todo o voo, mesmo em fase de cruzeiro.

Voo da Singapore Airlines deixou um morto e pessoas feridas em 21 de maio de 2024. — Foto: Luisa Rivas, Wagner Magalhães e Dhara Assis/equipe de arte g1

Gráfico mostra momento em que velocidade vertical oscila durante o voo da Singapore Airlines no qual uma pessoa morreu devido à turbulência, em 21 de maio de 2024 — Foto: FlightRadar24/Reprodução

Trajeto do voo SQ321, que fez pouso não programado em Bangkok, segundo monitoramento do FlightAware — Foto: FlightAware/Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

empresa-desiste-de-processar-cbf,-santos-fc,-prefeitura-e-governo-de-sp-por-onibus-incendiados

G1 Santos

Empresa desiste de processar CBF, Santos FC, prefeitura e Governo de SP por ônibus incendiados

Conforme apurado pelo g1 à época, também foram registrados incêndios em seis carros e em uma ambulância. Na ocasião, apesar do reforço no policiamento na região da Vila Belmiro, houve confusão com torcedores. A desistência no caso foi formalizada pela companhia nesta terça-feira (21). O motivo para a mudança, porém, não foi registrado no documento obtido pelo g1. A equipe de reportagem entrou em contato com a Piracicabana, em busca […]

today21 de maio de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%