A Ucrânia e a Croácia fizeram um acordo que prevê a possibilidade de usar os portos croatas no Danúbio e no Mar Adriático para exportar grãos ucranianos, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, após conversas com seu homólogo croata nesta segunda-feira (31).
Até o começo deste mês, a Rússia e a Ucrânia tinham um acordo que previa que, mesmo durante a guerra, os navios da Ucrânia para exportar grãos teriam trânsito livre no Mar Negro. Esse acordo foi importante para manter a exportação de alimentos mesmo durante a guerra, mas, recentemente, a Rússia não quis renová-lo.
Kuleba, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, disse que agora vão estudar como será a rota até esses portos da Croácia –os dois países não são vizinhos, será preciso atravessar outros países, como a Hungria.
Atualmente, a Ucrânia conta com rotas terrestres de exportação via União Europeia, bem como uma rota alternativa via rio Danúbio. A Rússia atacou a infraestrutura ao longo da última rota no início deste mês.
Kuleba disse que o principal assunto de suas conversas com seu colega croata são as armas.
“Só direi que existem acordos específicos que serão implementados em breve”, disse ele sem dar detalhes.
Mapas mostram a Ucrânia e a Croácia — Foto: g1
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)