G1 Mundo

Ucrânia faz acordo para exportar grãos pela Croácia

today31 de julho de 2023 5

share close

A Ucrânia e a Croácia fizeram um acordo que prevê a possibilidade de usar os portos croatas no Danúbio e no Mar Adriático para exportar grãos ucranianos, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, após conversas com seu homólogo croata nesta segunda-feira (31).

Até o começo deste mês, a Rússia e a Ucrânia tinham um acordo que previa que, mesmo durante a guerra, os navios da Ucrânia para exportar grãos teriam trânsito livre no Mar Negro. Esse acordo foi importante para manter a exportação de alimentos mesmo durante a guerra, mas, recentemente, a Rússia não quis renová-lo.

Kuleba, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, disse que agora vão estudar como será a rota até esses portos da Croácia –os dois países não são vizinhos, será preciso atravessar outros países, como a Hungria.



Atualmente, a Ucrânia conta com rotas terrestres de exportação via União Europeia, bem como uma rota alternativa via rio Danúbio. A Rússia atacou a infraestrutura ao longo da última rota no início deste mês.

Kuleba disse que o principal assunto de suas conversas com seu colega croata são as armas.

“Só direi que existem acordos específicos que serão implementados em breve”, disse ele sem dar detalhes.

Mapas mostram a Ucrânia e a Croácia — Foto: g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Caseiro de Donald Trump é ouvido pela justiça americana por acusações em caso de documentos secretos

A audiência de Carlos de Oliveira nesta segunda (31) foi protocolar porque o advogado de defesa dele é de outro estado e não pode atuar no distrito da Flórida onde corre o caso. Caseiro de Donald Trump é ouvido pela justiça Duas delas são por ter supostamente mandado deletar imagens das câmeras de segurança da mansão de Trump, a mando do próprio ex-presidente. A terceira, por obstrução de justiça e a quarta por ter prestado falso depoimento às autoridades. A […]

today31 de julho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%