G1 Mundo

Último policial julgado por morte de George Floyd é condenado

today7 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

Floyd, um cidadão negro dos Estados Unidos, morreu sufocado por um policial branco que ajoelhou sobre seu pescoço durante uma abordagem policial em 2020 (leia mais abaixo). A morte desencadeou um movimento antirracista histórico no país que ficou conhecido como Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

Na audiência para a leitura da sentença, nesta segunda, Tou Thao alegou que serviu “apenas” como um “cone de trânsito humano”, contendo uma multidão que se formou no local enquanto o ex-oficial Derek Chauvin se ajoelhou no pescoço de Floyd por 9 minutos e meio.

Thao falou também ao juiz sobre seu crescimento como cristão durante os 340 dias que passou em prisão preventiva, enquanto aguardava julgamento. Ele disse estar “angustiado” com a morte de Floyd, mas negou participação nela.



“Eu não cometi estes crimes,” disse Thao. “A minha consciência está limpa. Não serei um Judas, nem me juntarei a uma turba para me autopreservar, nem trairei meu Deus”.

O juiz do condado de Hennepin, Peter Cahill, respondeu que esperava “mais do que a pregação” de Thao. “Depois de três anos de reflexão, eu esperava um pouco mais de remorso”, disse o juiz.

Os outros policiais condenados

Caso George Floyd: homem morre após brutalidade de policial em Minneapolis

Caso George Floyd: homem morre após brutalidade de policial em Minneapolis

Derek Chauvin, o oficial sênior no local e que se ajoelhou sobre o pescoço de Floyd por mais de nove minutos, foi condenado por assassinato e homicídio culposo em abril de 2021 e posteriormente se declarou culpado no caso federal.

Os outros dois outros policiais – J. Alexander Kueng e Thomas Lane – se declararam culpados em um tribunal estadual no ano passado por ajudar e favorecer o homicídio culposo em segundo grau.

Lane foi condenado a três anos e meio de prisão, enquanto Kueng foi condenado a três anos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fundo-social-de-guaruja-abre-236-vagas-para-cursos-de-capacitacao-e-geracao-de-renda

G1 Santos

Fundo Social de Guarujá abre 236 vagas para cursos de capacitação e geração de renda

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, no litoral de São Paulo, abriu 236 vagas para cursos gratuitos de capacitação e geração de renda. Entre as opções estão: maquiagem para iniciantes, fotografia mobile, cartonagem e panificação. Os interessados devem se inscrever entre quinta (10) e sexta-feira (11), das 8h às 16h, na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, Centro, na sede do FSS. As aulas estão previstas para começar no […]

today7 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%