G1 Mundo

Um ano após morte de Mahsa Amini, Irã detém pai de jovem curda

today16 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Amjad Amini foi impedido de sair de casa por agentes iranianos. Eles o detiveram e disseram que o pai da estudante cuja morte provocou uma onda de grandes manifestações no Irã não poderia visitar o túmulo de sua filha.

⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo se você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

Uma organização de direitos humanos curda mencionada pela Reuters afirmou ainda que Amjad também foi proibido de participar de uma cerimônia de luto planejada para este sábado.



Já a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA) negou o caso, mas não especificou se Amjad foi detido brevemente ou apenas advertido.

Masha foi presa por não estar com o véu de acordo com as normas do regime. Dias depois, ela foi hospitalizada em Teerã com sinais de agressão e morreu.

Durante os protestos após o caso, mais de 500 pessoas foram mortas, incluindo 71 menores de idade. Outras centenas ficaram feridas e milhares foram presas, também de acordo com grupos de direitos humanos.

O Irã ainda realizou sete execuções relacionadas aos protestos. Grupos de direitos humanos também relataram que as autoridades iranianas têm detido familiares das vítimas de forma arbitrária, imposto restrições cruéis em reuniões pacíficas em locais de sepultamento e destruído lápides das vítimas.

Nas últimas semanas, muitos jornalistas, advogados, ativistas, estudantes, acadêmicos, artistas, figuras públicas e membros de minorias étnicas foram presos, ameaçados ou demitidos de seus empregos.

Em agosto, o jornal Etemad informou que o advogado da família Amini também enfrenta acusações de “propaganda contra o sistema”. Se for condenado, Saleh Nikbakht poderá pegar uma pena de prisão de um a três anos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-mata-ex-com-tiro-dentro-da-casa-dela-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem mata ex com tiro dentro da casa dela no litoral de SP

Após o crime, o homem atirou contra si e morreu. Caso aconteceu em São Vicente, no litoral de São Paulo. Mulher foi morta pelo ex-marido após discussão na casa dela, em São Vicente (SP) — Foto: Imagens cedidas pela página Vivendo na Baixada Um homem, de 31 anos, matou a ex-esposa, de 29, com um tiro na casa dela, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Após o crime, […]

today16 de setembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%