G1 Mundo

Um policial e nove detentos morrem em intervenção em prisão no Paraguai

today18 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

A operação, que tinha como objetivo transferir um traficante de drogas que chefiava o presídio, deixou ainda pelo menos 36 agentes e 24 presos feridos a tiros, disse o chefe da Polícia Nacional, delegado Carlos Benítez.

“É um balanço parcial. O trabalho operacional continua. O pessoal continua inspecionando as áreas mais escuras do presídio, que está 100% sob nosso controle”, disse Benítez durante coletiva de imprensa.

“Com firmeza e determinação, realizamos uma operação histórica e sem precedentes com a finalidade de construir um país mais seguro para nossas famílias”, declarou o presidente Santiago Peña a respeito da “Operação Veratio”, uma ação surpresa que terminou com a captura e a transferência a outra prisão do narcotraficante paraguaio Javier Rotela.



O policial morto levou um tiro na cabeça. Outro agente foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva, após ser atingido na têmpora por um disparo, detalhou o chefe da operação, delegado Nimio Cardozo.

“Hoje, o Governo do Paraguai disse basta aos privilégios, à cumplicidade e ao descontrole; mais que nada a um modelo prisional que transformava as prisões em verdadeiras escolas do delito e do crime”, destacou Peña.

Rotela foi capturado no setor conhecido como “La Jungla” (A Selva), inexpugnável sob seu domínio há vários anos, e transferido imediatamente ao presídio militar Viñascué, nos arredores da capital.

Outros 700 detentos, todos sem camisa e algemados, embarcaram em ônibus do Exército e da Polícia para serem distribuídos provisoriamente em diferentes unidades militares, declarou Cardozo. A intenção é descongestionar o presídio.

Atuaram na operação 1.100 militares e 1.118 policiais. Foram apreendidas armas automáticas e inclusive três cães da raça Pitbull.

“Rotela vivia com a mulher, que está grávida. Tinha todos os confortos e administrava um pequeno supermercado com todo tipo de mercadoria. Antes de ser detido, três policiais salvaram sua vida graças ao colete à prova de balas”, contou Cardozo.

Na operação foram resgatadas 48 mulheres que acompanhavam seus companheiros clandestinamente, acrescentou o porta-voz da Polícia.

Rotela, chefe do “Clã Rotela”, é acusado de administrar o tráfico nos centros urbanos do Paraguai.

Segundo o criminologista Juan Martens, ele mantém sob seu comando cerca de 7 mil membros em vários presídios do país e disputa com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho o controle do crime organizado.

“Estas lideranças se dão porque o ambiente permite que estes clãs operem no sistema penitenciário”, disse o especialista à AFP.

O presídio Tacumbú, localizado a cerca de 15 quarteirões do centro de Assunção, registrou vários motins sob a liderança de Rotela. No último deles, em outubro passado, um detento morreu. A prisão abrigava quase 3 mil presos, o dobro de sua capacidade.

Com mais de seis milhões de habitantes, o Paraguai tem uma população carcerária superior a 16 mil pessoas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-significa-o-‘cessar-fogo-sustentavel’,-defendido-por-reino-unido-e-alemanha-em-gaza?

G1 Mundo

O que significa o ‘cessar-fogo sustentável’, defendido por Reino Unido e Alemanha em Gaza?

Uma expressão chamou a atenção na expressiva pressão interna e externa que o governo de Benjamin Netanyahu vem recebendo sobre o custo humanitário de sua guerra contra o Hamas em Gaza: o cessar-fogo sustentável, descrito num artigo assinado pelos ministros das Relações Exteriores do Reino Unido e da Alemanha, dois dos maiores aliados de Israel na Europa. Diferentemente das vozes correntes em protestos de rua e em debates da ONU, […]

today18 de dezembro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%