G1 Mundo

Uma cidade reduzida a escombros: veja vídeo e galeria de fotos de Bakhmut, palco de uma das batalhas mais violentas da guerra na Ucrânia

today23 de maio de 2023 13

Fundo
share close

Bakhmut, no leste da Ucrânia, é a principal frente da guerra no país a essa altura do conflito, e há incertezas em relação a quem controla a cidade. Os russos afirmaram que agora dominam Bakhmut, mas os ucranianos dizem que a batalha, que já dura nove meses, ainda não acabou.

A Ucrânia controla apenas uma pequena parte da cidade. O governo do país diz que suas forças exauriram os russos e que ainda seguirão na luta.



Bakhmut é o atual epicentro do combate entre Rússia e Ucrânia; imagens mostram destruição

Bakhmut é o atual epicentro do combate entre Rússia e Ucrânia; imagens mostram destruição

O que é certo é que a batalha de Bakhmut tem sido excepcionalmente violenta. Dezenas de milhares de soldados de ambos os lados morreram.

Imagens de satélite divulgadas recentemente mostram que construções de infraestrutura (como ruas e pontes), prédios residenciais e outros edifícios foram reduzidos a escombros.

Uma reportagem da TV estatal russa da cidade em chamas mostrou combatentes russos gritando “Vitória!” e colocando duas bandeiras – a tricolor russa e a bandeira negra do empreiteiro militar privado Wagner – no topo de um prédio alto destruído.

Grupo de mercenários ligados aos russos

Dentro da cidade de Bakhmut, não são exatamente os militares russos que lideram as lutas, mas, sim, o grupo Wagner, um exército privado, liderado por um aliado de Vladimir Putin chamado Yevgeny Prigozhin.

A relação do grupo Wagner com a Rússia não é sempre harmônica. Prigozhin publica mensagens em que acusa os russos de abandonar seus postos e vídeos em que aparece zombando das Forças Armadas regulares da Rússia.

O grupo afirmou que vai deixar a cidade no dia 1º de junho.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vini-jr.-desafina-coro-dos-brancos-contentes-com-privilegio,-diz-pc-vasconcellos

G1 Mundo

Vini Jr. desafina coro dos brancos contentes com privilégio, diz PC Vasconcellos

Para comentarista da TV Globo, jogador tem sido alvo de perseguições raciais porque 'transcende' o papel reservado a jogadores negros no futebol. O governo brasileiro cobrou providências da Federação Internacional do Futebol, a Fifa, e da Federação Espanhola para evitar episódios de racismo como o que Vini Jr. sofreu no domingo (21). O atacante do Real Madrid foi hostilizado pela torcida do Valencia com gritos de "mono" (macaco, em espanhol) […]

today23 de maio de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%