Prefeitura de Guarujá

Unidades de saúde funcionarão em regime especial no Carnaval

today7 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

População poderá procurar atendimento nas Usafas Jardim dos Pássaros e Cidade Atlântica e, também, na UBS Pae Cará  

Em Guarujá, três postos de saúde funcionarão em plantão especial de atendimento médico neste Carnaval. Nos dias de folia, estarão abertas as Unidades de Saúde da Família (Usafas) Jardim dos Pássaros e Cidade Atlântica e, também, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pae Cará. A iniciativa da Prefeitura teve início no final de semana da virada do ano e já contabiliza 2.173 atendimentos prestados à população.

O horário diferenciado começa nesta sexta-feira (9), quando as unidades vão estender o funcionamento até as 22 horas. A medida vai até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 14. De sábado (10) até quarta, as unidades atenderão a população das 7 às 22 horas. O atendimento de rotina dos equipamentos será retomado na quinta-feira (15).

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a ação visa intensificar, durante a temporada de verão, quando a população chega a quadriplicar na Cidade, o atendimento 24 horas já realizado pelas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs), que prestam o serviço de Urgência e Emergência.

As unidades contarão com clínicos gerais, equipes de enfermagem e profissionais de recepção. As Usafas Cidade Atlântica e UBS Pae Cará também estarão abertas, mas somente para atendimento infantil, com pediatras de plantão.



Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs) Dr. Matheus Santamaria – UPA Rodoviária (Santo Antônio), Vicente de Carvalho (Pae Cará), Aníbal Arden dos Reis (Perequê), Paulo Flávio Affonso Piasenti (Enseada) e Santa Cruz dos Navegantes funcionam normalmente, com 24 horas de plantão.

Prevenção

Para reforçar a prevenção entre foliões que vão aproveitar o Carnaval em Guarujá, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura está reforçando o estoque de preservativos, testes e medicação – específica para as pessoas que tiveram exposição às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – nas unidades.

Por isso, as UPAs da Enseada, de Vicente de Carvalho e da Rodoviária vão dispor desses itens, na assistência à população. Neste mês, cada equipamento recebeu cerca de 7.200 unidades dos materiais. Já as UPAS do Perequê e de Santa Cruz dos Navegantes fazem somente entrega de medicação e entrega de preservativos.  Demais postos de saúde da rede municipal ofertam tanto a testagem, como distribuem preservativos (interno e externo).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

defensoria-publica-de-sp-atende-vitimas-e-testemunhas-de-violencia-policial-durante-a-operacao-escudo

G1 Santos

Defensoria Pública de SP atende vítimas e testemunhas de violência policial durante a Operação Escudo

A Defensoria Pública de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (7), que vai prestar atendimento e coletar relatos de vítimas e testemunhas de violência policial durante a nova Operação Escudo, estabelecida no litoral paulista. Segundo o órgão, o atendimento será prestado enquanto a operação durar. Não há um prazo divulgado oficialmente sobre o final das ações policiais na região. Ainda de acordo com a Defensoria Pública do estado, o atendimento será […]

today7 de fevereiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%