Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e bem-estar, unidades têm atividades como caminhada, exercícios físicos, ioga e jiu-jitsu
A fim de proporcionar apoio, qualidade de vida, bem-estar e acolhimento, todas as Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Guarujá oferecem gratuitamente uma programação especial e diferenciada para a população. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, orientadas por uma equipe multidisciplinar.
A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é quem acompanha todo o movimento de perto nas unidades, com Fisioterapia e Educação Física. São oferecidas diversas modalidades para os pacientes, como caminhada, exercícios físicos, ioga e até jiu-jistu.
O grupo da caminhada tem o objetivo de prevenir e controlar doenças crônicas desenvolvidas pelo sedentarismo, como a hipertensão arterial e o diabetes Mellitus. Durante a prática de exercícios físicos, é utilizado o peso do próprio corpo, além de técnicas de mobilidade e alongamento. Essa turma tem, em média, dez participantes, mas há vagas disponíveis.
Na ioga são oferecidas práticas integrativas complementares em saúde, psicofísicas e respiratórias, treino de concentração e de meditação. E um dos diferenciais está no grupo de jiu-jitsu, onde atualmente há aulas apenas na Usafa Sítio Conceiçãozinha. Crianças e adolescentes são despertadas para a iniciação esportiva. Hoje, o grupo é integrado por 15 jovens por horário, todos moradores da comunidade local.
Há ainda espaço para os pacientes com dor crônica, com atendimento continuado para práticas corporais com fortalecimento e alongamento global. Entre as principais dores estão lombalgia, cervicalgia, tendinopatias e osteoartrose. Também são atendidos pacientes que recebem alta da fisioterapia ambulatorial do Município, a fim de mantê-los ativos e acompanhados por profissionais, ofertando atendimento perto de casa. Aproximadamente 15 pacientes participam do grupo em cada Usafa, com 1 hora de atendimento.
Segundo a superintendente de Atenção Básica de Guarujá, toda a população do bairro atendido por cada Usafa é bem-vinda. “Entre as metas, está fortalecer o elo entre a comunidade e a Usafa, além de conscientizar sobre as campanhas de Saúde e focar nas melhorias da qualidade de vida de cada morador. A prevenção é sempre a melhor saída”, explicou.
Os interessados nas atividades devem procurar a Usafa mais perto de casa para outras informações sobre as aulas, inscrições e rotina.
Confira o calendário:
Usafa Jardim Conceiçãozinha
8h – Ginástica laboral com os funcionários
8h30 – Grupo de dores crônicas
9h15 – Ioga com pacientes na Usafa
Usafa Vila Rã
9h – Ginástica e alongamento
15h – Ginástica e alongamento
Jardim Boa Esperança
10h30 – Grupo de exercícios com pacientes com dificuldade de locomoção e questões neurológicas associadas
Usafa Sítio Conceiçãozinha
8h – Ginástica laboral com os funcionários
8h30 – Grupo de dores crônicas
14h30 – Jiu-Jitsu
Usafa Vila Zilda
7h40 – Caminhada
9h – Ginástica e alongamento
14h – Exercícios para hipertensos e diabéticos
Usafa Las Palmas
12h – Grupo de dores crônicas
Usafa Jardim Progresso
7h30 – Caminhada
8h30 – Grupo de dores crônicas
Usafa Vila Edna
7h40 – Caminhada
9h – Ginástica e alongamento
14h – Grupo de convivência
Usafa Jardim dos Pássaros
11h – Grupo de dores crônicas
Usafa Jardim Brasil
7h – Exercícios físicos
8h – Grupo de dores crônicas
Usafa Perequê
10h – Ginástica e alongamento
15h – Ginástica e alongamento
Usafa Vila Áurea
7h – Caminhada
8h30 – Grupo de dores crônicas
Usafa Cidade Atlântica
8h30: Ginástica e alongamento (Cras da Enseada)
10h: Ginástica e alongamento
14h: Funcional
Publicar comentários (0)