Prefeitura de Guarujá

Usafas de Guarujá oferecem programação especial para população

today9 de fevereiro de 2023 18

Fundo
share close

Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e bem-estar, unidades têm atividades como caminhada, exercícios físicos, ioga e jiu-jitsu

A fim de proporcionar apoio, qualidade de vida, bem-estar e acolhimento, todas as Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Guarujá oferecem gratuitamente uma programação especial e diferenciada para a população. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, orientadas por uma equipe multidisciplinar.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é quem acompanha todo o movimento de perto nas unidades, com Fisioterapia e Educação Física. São oferecidas diversas modalidades para os pacientes, como caminhada, exercícios físicos, ioga e até jiu-jistu.

O grupo da caminhada tem o objetivo de prevenir e controlar doenças crônicas desenvolvidas pelo sedentarismo, como a hipertensão arterial e o diabetes Mellitus. Durante a prática de exercícios físicos, é utilizado o peso do próprio corpo, além de técnicas de mobilidade e alongamento. Essa turma tem, em média, dez participantes, mas há vagas disponíveis.

Na ioga são oferecidas práticas integrativas complementares em saúde, psicofísicas e respiratórias, treino de concentração e de meditação. E um dos diferenciais está no grupo de jiu-jitsu, onde atualmente há aulas apenas na Usafa Sítio Conceiçãozinha. Crianças e adolescentes são despertadas para a iniciação esportiva. Hoje, o grupo é integrado por 15 jovens por horário, todos moradores da comunidade local.



Há ainda espaço para os pacientes com dor crônica, com atendimento continuado para práticas corporais com fortalecimento e alongamento global. Entre as principais dores estão lombalgia, cervicalgia, tendinopatias e osteoartrose. Também são atendidos pacientes que recebem alta da fisioterapia ambulatorial do Município, a fim de mantê-los ativos e acompanhados por profissionais, ofertando atendimento perto de casa. Aproximadamente 15 pacientes participam do grupo em cada Usafa, com 1 hora de atendimento.

Segundo a superintendente de Atenção Básica de Guarujá, toda a população do bairro atendido por cada Usafa é bem-vinda. “Entre as metas, está fortalecer o elo entre a comunidade e a Usafa, além de conscientizar sobre as campanhas de Saúde e focar nas melhorias da qualidade de vida de cada morador. A prevenção é sempre a melhor saída”, explicou.

Os interessados nas atividades devem procurar a Usafa mais perto de casa para outras informações sobre as aulas, inscrições e rotina.

Confira o calendário:

  • Segunda-feira

Usafa Jardim Conceiçãozinha

8h – Ginástica laboral com os funcionários

8h30 – Grupo de dores crônicas

9h15 – Ioga com pacientes na Usafa

Usafa Vila Rã

9h – Ginástica e alongamento

15h – Ginástica e alongamento

Jardim Boa Esperança

10h30 – Grupo de exercícios com pacientes com dificuldade de locomoção e questões neurológicas associadas

  • Terça-feira

Usafa Sítio Conceiçãozinha

8h – Ginástica laboral com os funcionários

8h30 – Grupo de dores crônicas

14h30 – Jiu-Jitsu

Usafa Vila Zilda

7h40 – Caminhada

9h – Ginástica e alongamento

14h – Exercícios para hipertensos e diabéticos

Usafa Las Palmas

12h – Grupo de dores crônicas

  • Quarta-feira

Usafa Jardim Progresso

7h30 – Caminhada

8h30 – Grupo de dores crônicas

Usafa Vila Edna

7h40 – Caminhada

9h – Ginástica e alongamento

14h – Grupo de convivência

Usafa Jardim dos Pássaros

11h – Grupo de dores crônicas

  • Quinta-feira

Usafa Jardim Brasil

7h – Exercícios físicos

8h – Grupo de dores crônicas

Usafa Perequê

10h – Ginástica e alongamento

15h – Ginástica e alongamento

  • Sexta-feira

Usafa Vila Áurea

7h – Caminhada

8h30 – Grupo de dores crônicas

Usafa Cidade Atlântica

8h30: Ginástica e alongamento (Cras da Enseada)

10h: Ginástica e alongamento

14h: Funcional




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Ana Clara

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forcas-de-paz-da-onu-matam-8-civis-na-republica-democratica-do-congo

G1 Mundo

Forças de paz da ONU matam 8 civis na República Democrática do Congo

Desde 2022, população protesta contra presença de missão das Nações Unidas no país. Moradores desmontam um veículo pertencente à Monusco em Kanyaruchinya, território de Nyiragongo, República Democrática do Congo, 8 de fevereiro de 2023. — Foto: GUERCHOM NDEBO / AFP Os Capacetes Azuis, soldados das Forças de Manutenção da Paz da ONU, mataram oito civis com "tiros de advertência" em Kanyaruchinya, leste da República Democrática do Congo, na terça-feira (7). […]

today9 de fevereiro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%