Gospel Prime

Vaticano autoriza pessoas trans a se batizarem e serem padrinhos em casamento

today9 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

Na quarta-feira (08), o Vaticano divulgou um documento em resposta ao questionamento de um bispo católico brasileiro, o bispo José Negri, sobre a participação de pessoas LGBTQ em cerimônias de batismo e casamento.

O documento, assinado pelo Papa Francisco e pelo Cardeal Víctor Manuel Fernández, do Dicastério da Doutrina da Fé do Vaticano, autoriza explicitamente pessoas trans a desempenharem papéis importantes em sacramentos católicos romanos.

Segundo o documento, uma pessoa transgênero pode receber o batismo “nas mesmas condições que outros fiéis”, desde que isso não cause escândalo ou desorientação para outros católicos. Além disso, adultos trans, inclusive aqueles que passaram por cirurgia de transição de gênero, podem atuar como padrinhos ou madrinhas, desde que atendam a certas condições.

O posicionamento do Vaticano representa uma mudança em relação à decisão de 2015, quando foi vetada a participação de um homem trans como padrinho na Espanha. O documento, disponível no site do escritório doutrinário do Vaticano, busca oferecer orientações claras e inclusivas em meio a um cenário de diversas abordagens adotadas por paróquias católicas em relação à comunidade LGBTQ.

Ainda há questões em aberto, como a possibilidade de homossexuais batizarem crianças adotadas ou concebidas por meio de barriga solidária. O Dicastério para a Doutrina da Fé não forneceu uma resposta clara a essa questão, deixando espaço para debates adicionais sobre o tema.






Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

universidade-tem-exposicao-com-suposta-apologia-ao-aborto

Gospel Prime

Universidade tem exposição com suposta apologia ao aborto

Uma exposição na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), no Rio Grande do Sul, gerou indignação ao ser divulgada nas redes sociais como “árvore de abortos”. Internautas expressaram preocupação com o que consideram doutrinação e falta de discernimento. O fato de ser uma instituição pública gerou críticas e questionamentos sobre o ato, principalmente pelo fato de que o aborto é considerado crime e assassinato. Outras pessoas também expressaram apreensão em […]

today9 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%