Na segunda-feira (10), um vulcão entrou em atividade na Islândia, perto da capital, Reykjavik. Passados dois dias, a atividade do vulcão diminuiu e, como consequência, a qualidade do ar melhorou –durante uma erupção, há emissão de gases tóxicos.
A erupção diminuiu consideravelmente, informou o Escritório Meteorológico da Islândia, Vedur, na terça-feira. No entanto, as pessoas ainda devem ficar longe da montanha.
O vulcão Litli Hrútur fica a cerca de 60 quilômetros da capital do país. Algumas pessoas tentaram se aproximar do local. Do estacionamento mais perto até o alto do morro, são 9 quilômetros de caminhada.
Hjordis Gudmundsdottir, porta-voz do departamento de proteção civil e gestão de emergências, disse que, embora não seja perigoso estar do lado de fora, a situação é imprevisível, e crianças não devem ser permitidas perto da área, mesmo quando as restrições forem eventualmente suspensas.
O departamento incentivou os moradores da região a fecharem as janelas e desligarem a ventilação.
O Escritório Meteorológico havia alertado anteriormente para alta poluição do ar ao redor da erupção. Espera-se que os gases perigosos afetem a área ao sul do vulcão, que não é densamente povoada.
A erupção ocorre após uma intensa atividade sísmica nos últimos dias e é classificada como uma erupção fissural, que geralmente não resulta em grandes explosões ou uma quantidade significativa de cinzas na estratosfera, afirmou o governo islandês.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)