G1 Mundo

Veja vídeo que mostra vulcão em atividade na Islândia

today12 de julho de 2023 6

Fundo
share close

Na segunda-feira (10), um vulcão entrou em atividade na Islândia, perto da capital, Reykjavik. Passados dois dias, a atividade do vulcão diminuiu e, como consequência, a qualidade do ar melhorou –durante uma erupção, há emissão de gases tóxicos.

A erupção diminuiu consideravelmente, informou o Escritório Meteorológico da Islândia, Vedur, na terça-feira. No entanto, as pessoas ainda devem ficar longe da montanha.

O vulcão Litli Hrútur fica a cerca de 60 quilômetros da capital do país. Algumas pessoas tentaram se aproximar do local. Do estacionamento mais perto até o alto do morro, são 9 quilômetros de caminhada.



Hjordis Gudmundsdottir, porta-voz do departamento de proteção civil e gestão de emergências, disse que, embora não seja perigoso estar do lado de fora, a situação é imprevisível, e crianças não devem ser permitidas perto da área, mesmo quando as restrições forem eventualmente suspensas.

O departamento incentivou os moradores da região a fecharem as janelas e desligarem a ventilação.

O Escritório Meteorológico havia alertado anteriormente para alta poluição do ar ao redor da erupção. Espera-se que os gases perigosos afetem a área ao sul do vulcão, que não é densamente povoada.

A erupção ocorre após uma intensa atividade sísmica nos últimos dias e é classificada como uma erupção fissural, que geralmente não resulta em grandes explosões ou uma quantidade significativa de cinzas na estratosfera, afirmou o governo islandês.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-greta-thunberg-no-plenario,-parlamento-europeu-aprova-lei-para-recuperar-ecossistemas

G1 Mundo

Com Greta Thunberg no plenário, Parlamento Europeu aprova lei para recuperar ecossistemas

A lei exige que os países adotem medidas para restaurar a natureza em um quinto de suas terras e mares até 2030. O objetivo é reverter o declínio dos habitats naturais da Europa (81% são classificados como estando em mau estado). Os legisladores da União Europeia adotaram a proposta legal com o seguinte placar: 336 votos a favor,300 contra,13 abstenções. Agora, os legisladores e os países membros vão negociar o […]

today12 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%