G1 Santos

Ventania destelha quiosque, derruba árvore e causa destruição no litoral de SP; VÍDEO

today8 de dezembro de 2023

Fundo
share close

Uma forte ventania em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, destelhou um quiosque, revirou cadeiras e assustou clientes na Praia Boqueirão Norte. Imagens obtidas pelo g1, nesta sexta-feira (8), mostram a destruição no local após o vendaval (assista acima).

“Olha aí, o vento fez um estrago aqui no [Rancho] Carioca. Eu estava vindo para cá para encostar e não deu nem tempo. Nosso barco quase, quase… Deus segurou. Acabou com tudo aqui, destelhou tudo”, disse o rapaz, que gravou o cenário de destruição por volta das 15h da última quinta-feira (7).

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o dia foi marcado pelo calor na cidade e por causa disso, somado à umidade do oceano, houve formação de fortes linhas de instabilidade que causaram precipitações intensas. As rajadas de vento chegaram na casa dos 85km/h e os acumulados ficaram na casa dos 15mm.



Fora do estabelecimento, ele ainda mostrou uma árvore caída, que atingiu dois carros. É possível ver as telhas do quiosque pelo chão, várias folhas e galhos espalhados.

Forte ventania atingiu a cidade de Ilha Comprida (SP) na quinta-feira (7). — Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ilha Comprida informou que, apesar dos estragos e destelhamento de dois estabelecimentos comerciais nos balneários Saveiros e Ponta da Praia, causados pelos fortes ventos registrados na tarde de quinta-feira, não houve registro de feridos nem ocorrências graves.

Um técnico da Defesa Civil Municipal esteve nos locais para verificar a situação e conversar com os proprietários. A equipe também removeu uma árvore que caiu na Avenida Beira Mar, no Balneário Araçá. A Defesa Civil informou que pode ser acionada pelo telefone (13) 38427044.

A reportagem contatou o Rancho Carioca e a Defesa Civil Estadual para mais informações, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Alguns cuidados são importantes para prevenir acidentes durante fortes ventanias. Confira abaixo:

  • Mantenha as árvores bem-cuidadas e podadas
  • Não mexa com cabos de rede elétrica caídos
  • Diante de ventos fortes, não se abrigue embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis
  • Não realize trabalhos com andaimes e encaixes metálicos durante vendavais
  • Não pratique esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting
  • Quando dirigindo, caso esteja ventando, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não transmitam segurança.

Em caso de emergência, avise a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Cadastre-se enviando o CEP por SMS para o número 40199 para receber alertas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

evangelicos-seguem-crescendo-em-todo-o-brasil,-aponta-estudo

Gospel Prime

Evangélicos seguem crescendo em todo o Brasil, aponta estudo

Um novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que o número de igrejas evangélicas no Brasil cresceu 228% em duas décadas, representando 70% dos estabelecimentos religiosos formalizados no país. Os dados de 2021 mostram que o Brasil possui 87,5 mil igrejas evangélicas com CNPJ, enquanto as paróquias católicas representam 11%. Em comparação, em 1998, as igrejas evangélicas eram 54,5% do total de templos no Brasil, somando 26,6 […]

today8 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%