G1 Mundo

‘Vênus dos Farrapos’, obra de artista italiano, é destruída em incêndio criminoso em Nápoles

today12 de julho de 2023 6

Fundo
share close

Uma instalação artística chamada “Vênus dos Farrapos”, uma das obras mais famosas do artista contemporâneo italiano Michelangelo Pistoletto, foi destruída em um incêndio criminoso na cidade de Nápoles, na Itália, afirmou o prefeito Gaetano Manfredi nesta quarta-feira (12).

A peça é um conjunto: há uma grande estátua que remete às esculturas da Grécia Antiga e do Renascimento, acompanhada de um amontoado gigante de farrapos de tecidos.

A grande instalação tinha sido inaugurada há duas semanas na Piazza del Municipio, uma praça no centro da cidade.



Manfredi, o prefeito, disse que o incêndio é um ato de vandalismo que está sendo investigado pela polícia. Ele também afirmou que a instalação seria recriada por meio de um financiamento coletivo.

A “Vênus dos Farrapos”, um símbolo do movimento Arte Povera (arte pobre) do qual Pistoletto é um dos principais representantes. Vênus é a deusa romana do amor, beleza e fertilidade. Ao lado dela, está a pilha de farrapos.

A instalação foi criada pela primeira vez em 1967. A ideia que o artista tenta transmitir é a de proximidade entre a beleza eterna, representada pela deusa Vênus, e a degradação social e o consumismo da sociedade moderna.

Em comentários à agência de notícias italiana Adnkronos, Pistoletto afirmou que a destruição de sua obra reflete como “continuamos a responder a qualquer oferta de beleza, paz e harmonia com fogo e guerra”.

Essa não é a única “Vênus dos Farrapos” que existe: há outras instalações semelhantes, feitas pelo mesmo artista, em museus ao redor do mundo.

A peça estava exposta em uma praça de Nápoles




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

otan-reafirma-intencao-de-ter-a-ucrania-como-membro,-mas-so-nao-diz-quando

G1 Mundo

Otan reafirma intenção de ter a Ucrânia como membro, mas só não diz quando

Na reunião, em Vilnius, na Lituânia, os 31 membros concordaram que o futuro da Ucrânia é na Otan, mas deixaram em aberto o momento em que a adesão será efetivada. Segundo o secretário-geral, a oferta se dará “quando os aliados concordarem que haja condições para isso”. Ou seja, não se dará no meio de uma guerra. Primeiro, considerou ele, é preciso assegurar a vitória contra a Rússia. “Hoje nos encontramos […]

today12 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%