G1 Santos

Verão em janeiro será chuvoso, de dias nublados e temperaturas amenas na Baixada Santista

today11 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

O verão é a estação mais quente do ano e, apesar de muita gente esperar um janeiro de calor, praia e sol em toda a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, o mês tem se destacado por temperaturas amenas, tempo nublado e chuva fina, o que o deixa mais parecido com o inverno.

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, nos últimos dias os termômetros registraram 22°C. Ele ressaltou, ainda, que a chuva persistente combinada com o vento vindo do mar aumentam a sensação de frio na região.

“O tempo está muito fechado, e isso se deve ao sistema de zona de convergência vinda do Atlântico Sul [choque de ventos em direções opostas]. Isso trás um corredor de umidade desde a região da Amazônia”, disse Cassol.



Ainda segundo o meteorologista, a média de temperatura prevista para o mês é de no máximo 23°C. Historicamente, as temperaturas no mês ficam na casa dos 30°C.

Com relação as chuvas, o meteorologista esclarece que não estão acima do normal. Em Santos, o acumulado do mês até quarta-feira (11) é de 106,0 mm, sendo que a média histórica para o mês é de cerca de 330mm.

“O ano passado, por exemplo, foi mais chuvoso do que isso, inclusive nos primeiros dias do ano. As chuvas não estão em grande volume, mas de forma persistente”, explica Cassol.

Previsão para os próximos dias

Durante todo o mês de janeiro, a previsão do tempo será de tempo nublado e chuva de intensidade fraca a moderada. Questionado sobre a presença de sol, o meteorologista explicou que “deverá ter a presença de sol, mas entre nuvens e com muita instabilidade”.

As temperaturas devem começar a aumentar de forma gradual, mas ainda será abaixo do esperado por moradores e turistas que aproveitam as férias no litoral paulista. “Aos poucos o verão terá mais a cara do verão. Mas, janeiro será com cara de inverno e com características mais cinzas”, finaliza ele.

Segundo o meteorologista, por conta das chuvas constantes, as áreas de risco podem ficar mais úmidas e escorregadias. A orientação da Defesa Civil de Santos é que os moradores fiquem atentos aos sinais e quaisquer alterações no solo ou na estrutura das casas. Caso sejam notadas situações fora do normal, a orientação é entrar em contato pelo telefone 193.

Além disso, o órgão estadual envia alertas via SMS à população. Para acionar o serviço basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 informando o CEP de onde reside. Assim, alertas específicos serão enviados quando a Defesa Civil julgar necessário.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

manuela-d’avila-e-recebida-pelo-papa-francisco

Gospel Prime

Manuela D’ávila é recebida pelo papa Francisco

A ex-deputada comunista Manuela D’ávila (RS) foi recebida pelo papa Francisco no Vaticano, nesta quarta-feira (11), juntamente com o marido, Duca Leindecker, e a filha, Laura. “O papa latino-americano, sempre atento à nossa região e sua realidade política e social”, escreveu a comunista, conhecida por usar a fé cristã em ano eleitoral. “Levei a ele nossas palavras de agradecimento e de preocupação com o Brasil. Ouvi dele palavras de estímulo […]

today11 de janeiro de 2023 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%