G1 Mundo

VÍDEO: Briga interrompe julgamento de atirador que matou 10 em supermercado de Buffalo, nos EUA

today15 de fevereiro de 2023 24

Fundo
share close

A sessão anunciaria a sentença do atirador Payton Gendron, de 19 anos, que em maio de 2022 abriu fogo dentro de um supermercado na cidade de Buffalo, no estado de Nova York, provocando um massacre que chocou o país.

Durante a audiência, uma mulher fazia um discurso acalorado olhando para Gendron, enquanto o assassino apenas escutava sentado. Em um momento, um homem interrompe a fala e avança em direção ao condenado, indicando que iria atacá-lo (veja vídeo acima).

O homem foi contido por policiais. O assassino foi rapidamente retirado do local, e a sessão foi cancelada.



A audiência anunciaria a sentença de prisão perpétua que já havia sido anunciada pela Justiça.

O atirador se declarou culpado de um total de 15 acusações, incluindo assassinato e terrorismo doméstico motivado por ódio, por realizar o tiroteio em massa de 14 de maio em Buffalo, de acordo com a Procuradoria Distrital do Condado de Erie.

Segundo a procuradoria, ele enfrentará uma sentença obrigatória de prisão perpétua sem liberdade condicional apenas pela acusação de terrorismo doméstico.

Uma nova audiência ainda não foi marcada.

Presidente dos EUA, Joe Biden, e primeira-dama, Jill Biden, visitam memorial em supermercado em Buffalo, onde um ataque motivado por racismo matou 10 pessoas — Foto: REUTERS/Leah Millis

Embora tenha reproduzido uma cena já comum nos Estados Unidos – na qual um atirador jovem entra em um local e abre fogo deliberadamente -, o massacre de Buffalo ascendeu os alertas sobre o avanço de teorias supremacistas brancas no país.

O assassino depois se definiu como um lobo solitário, mas pertence a uma massa de radicais de extrema direita que se reúnem em fóruns clandestinos na internet, ancorados na teoria racista e xenófoba conhecida como “a grande substituição”: pregam a tese de que a raça branca será extinta, substituída por pessoas negras, latinas e muçulmanas.

À época, um funcionário do supermercado onde ocorreu o massacre, o Tops Friendly Market, afirmou à agência Associated Press que o atirador entrou no local com um rifle e abriu fogo.

“Ele estava fortemente armado. Ele tinha equipamento tático. Ele estava com um capacete tático. Ele tinha uma câmera que estava transmitindo ao vivo o que ele estava fazendo”, afirmou o comissário de polícia da cidade, Joseph Gramaglia, na entrevista coletiva.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

avioes-militares-russos-sao-interceptados-perto-do-alasca-por-forcas-de-defesa-da-america-do-norte

G1 Mundo

Aviões militares russos são interceptados perto do Alasca por forças de defesa da América do Norte

Várias aeronaves militares russas, incluindo caças e bombardeiros estratégicos, foram interceptadas pelas forças de defesa aérea da América do Norte enquanto sobrevoavam o espaço aéreo internacional perto do Alasca, disseram militares dos Estados Unidos. As aeronaves, que foram identificadas em 13 de fevereiro, não entraram no espaço aéreo dos Estados Unidos ou do Canadá e não representaram uma ameaça, disse o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) […]

today15 de fevereiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%