Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Através de seu sistema de transmissão, autoridades japonesas informaram, por alto-falante, que a Coreia do Norte “parecia ter disparado um míssil”, e que, por isso, moradores da província de Okinawa, no sul, deveriam buscar abrigo.
A emissora pública japonesa NHK publicou um vídeo do que parecia ser um ponto laranja voando no céu e depois explodindo em chamas em uma área próxima à fronteira entre a China e a Coreia do Norte. (Veja no vídeo em destaque)
A Coreia do Sul disse que também registrou o lançamento de um “projétil não identificado” norte-coreano.
“A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado em direção ao sul” sobre o Mar Amarelo (que fica entre as Coreias e a China), que se estende entre a China e a península coreana, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O governo norte-coreano disse que tentou lançar um satélite de reconhecimento militar, mas que acabou explodindo no ar devido a um defeito no motor do foguete que o levava. As suspeitas são de que se trataria de um satélite espião.
Teste de míssil ‘estratégico’ da Coreia do Norte feito em 30 de janeiro de 2024 — Foto: KCNA via Reuters
“O lançamento do novo foguete transportador de satélites falhou quando explodiu no ar durante o voo da primeira fase”, disse o vice-diretor-geral da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte em um relatório divulgado pela mídia estatal norte-coreana.
Uma análise inicial sugeriu que a causa foi um motor de foguete de combustível líquido recém-desenvolvido, mas outras possíveis causas estavam sendo investigadas, segundo o relatório.
O projétil foi disparado pela costa oeste da Coreia do Norte por volta das 22h44 (10h44, no horário de Brasília), e fez uma rota para o Sul, disse o Estado-Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul. Os sul-coreanos informaram ainda que detectaram uma grande quantidade de destroços do foguete no mar apenas dois minutos após o lançamento.
Emissora japonesa flagra projétil norte-coreano que carregava satélite explodindo no céu em 27 de maio de 2024. — Foto: NHK via Reuters
A Coreia do Norte havia notificado o Japão no início do dia de que planejava lançar um satélite, que aconteceu horas após da conclusão de uma rara cúpula trilateral entre China, Coreia do Sul e Japão em Seul.
A Coreia do Norte tem o costume de lançar mísseis balísticos no mesmo dia em que lança satélites. O ministro da Defesa do Japão afirmou que as “provocações” da Coreia do Norte em épocas de lançamento de satélites são comuns e podem se repetir.
Depois de várias tentativas fracassadas da Coreia do Norte de lançar satélites, que também terminaram com a explosão de foguetes, o país de Kim Jong Un colocou com sucesso seu primeiro satélite espião em órbita em novembro de 2023.
Kim Jong-un supervisiona testes com “superlançadores” de foguetes na Coreia do Norte
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Um porta-voz do governo egípcio confirmou que houve uma morte na região da fronteira, mas não informou se o caso estava relacionado a um conflito com tropas israelenses e disse que estava investigando o caso. As Forças Armadas de Israel afirmaram que houve um "incidente" com tiros na fronteira e que os governos dos dois países estavam dialogando sobre o episódio, mas não havia confirmado um confronto entre os dois […]
23:05 - 00:50
01:00 - 07:00
Waldir Nascimento
07:00 - 08:05
Publicar comentários (0)