G1 Mundo

VÍDEO: Deputado explode granadas em reunião de prefeitura na Ucrânia; há mais de 20 feridos

today15 de dezembro de 2023 5

Fundo
share close

O caso foi registrado pelas câmeras da prefeitura, que gravavam a reunião. O vídeo acima, com imagens fortes, mostra o momento do ataque, que ocorreu na cidade de Transcarpátia, na região de Zakarpattia, no oeste da Ucrânia.

O deputado entra na sala enquanto um debate era mantido. Ele se posiciona em frente à porta da sala e começa a falar também, sem que os participantes prestem atenção. O político então tira a tampa de uma das granadas e a lança no chão, e repete a operação com pelo menos outros dois explosivos.

O político foi identificado pela imprensa ucraniana como Serhii Batryn. Ele é do mesmo partido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que ainda não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.



Batryn, segundo meios locais, vinha fazendo vídeos se queixando de políticos da cidade.

Segundo as autoridades, 26 pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave. O jornal “Kyiv Post” fala em um morto. O autor do crime também ficou ferido e, até a última atualização desta reportagem, estava sendo tratado em um hospital, ainda de acordo com a polícia.

Deputado detona 3 granadas durante reunião na Ucrânia

Deputado detona 3 granadas durante reunião na Ucrânia

Sala de reunião da prefeituPora após deputado explodir granadas, em prefeitura no oeste da Ucrânia, em 15 de dezembro de 2023. — Foto: Polícia Nacional da Ucrânia

O Serviço de Segurança da Ucrânia abriu uma investigação para apurar as motivações do caso, que chocou o país mesmo em meio à guerra contra a Rússia.

A principal linha de investigação é a de um atentado terrorista, ainda segundo a polícia.

Policiais dentro de prédio na cidade de Transcárpia, no oeste da Ucrânia — Foto: Reprodução/Polícia Nacional da Ucrânia

O ataque acontece no momento em que o governo ucraniano tenta angariar mais verbas de países do Ocidente para financiar a operação de contraofensiva em territórios dominados por tropas russa na Ucrânia.

Nesta semana, o Congresso dos Estados Unidos não aprovou um pacote de mais US$ 100 bilhões de ajuda militar para a Ucrânia proposto pelo presidente norte-americano, Joe Biden.

O financiamento da guerra da Ucrânia tem tido cada vez mais resistência entre deputados dos EUA, inclusive democratas, aliados de Biden.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

classico-de-familia,-bolo-de-nozes-recheado-com-brigadeiro-e-decorado-com-cerejas-e-perfeito-para-o-natal;-aprenda-a-receita

G1 Santos

Clássico de família, bolo de nozes recheado com brigadeiro e decorado com cerejas é perfeito para o Natal; aprenda a receita

Há variadas versões, desde bolos mais simples até aqueles bem recheados e decorados com cerejas e nozes. A chef de cozinha Nykole Louise, do restaurante Santos Sabores, em Santos, no litoral de São Paulo, tem uma ligação forte com esse doce. A avó dela, dona Inês, preparava o bolo de nozes sempre no Natal. Clássico de família, bolo de nozes recheado com brigadeiro e decorado com cerejas é perfeito para […]

today15 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%