Uma mulher e um homem foram resgatados pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) na praia do bairro Ocian em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Imagens, obtidas pelo g1 nesta quarta-feira (17), mostram o momento em que o helicóptero Águia avistou o casal sendo arrastado por uma corrente de retorno (veja acima).
De acordo com o GBMar, o helicóptero Águia realizava patrulhamento preventivo quando se deparou com o casal em uma corrente de retorno. No vídeo, gravado dentro do helicóptero, o casal está sendo arrastado por uma corrente de retorno. Eles tentam se segurar um no outro, mas não conseguem. É possível ver ainda o desespero das vítimas, que estão engolindo bastante água.
Os guarda-vidas, que estavam aeronave, tiraram o homem das águas sem grau de afogamento. Mas, precisaram solicitar apoio para salvar a mulher, que estava em um estado crítico.
A equipe de resgate da praia estava ocupada com outro salvamento. Por este motivo, o Corpo de Bombeiros Marítimo (Cobom) foi acionado e conseguiu ajudar os guarda-vidas.
Segundo a corporação, foi constatado que a mulher estava em grau 3 de afogamento — quando a vítima apresenta muita espuma na boca e nariz. Ela precisou ser levada ao pronto-socorro, onde permaneceu aos cuidados da equipe médica.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Praia Grande (SP) para mais informações sobre o estado de saúde da vítima, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Casal foi arrastado por corrente de retorno no mar em Praia Grande (SP) — Foto: Reprodução/@salvamarpaulista
O GBMar explicou que as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.
De acordo com a corporação, a corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.
Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:
- Não entre no mar em praias com sinalização
- Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
- Fique com a água abaixo da linha da cintura
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)