G1 Mundo

Vídeo mostra chutes, socos e puxões de cabelo em briga de parlamentares no Congresso da Bolívia

today24 de maio de 2023 36

Fundo
share close

Com chutes, socos e puxões de cabelo, parlamentares governistas e da oposição na Bolívia se enfrentaram na terça-feira (23) em uma sessão pública do Parlamento, durante a apresentação do relatório de um ministro do presidente Luis Arce.

Enquanto defendia a legalidade da detenção, Del Castillo criticou os parlamentares do Creemos, partido de Camacho, e o chamou de “grupos radicais, ladrões, violentos que vieram roubar a carteira do povo boliviano”.

Durante o discurso do ministro, um grupo de parlamentares da oposição exibiu cartazes com frases como “com presos políticos não há democracia” e outra com uma foto de Del Castillo e a legenda “ministro do terror”.



Em resposta, algumas parlamentares governistas avançaram contra as opositoras para arrancar os cartazes, o que provocou o início da troca de agressões, de acordo com as imagens divulgadas nas redes sociais.

Com chutes, socos e puxões de cabelo, parlamentares se agridem durante sessão no Congresso da Bolívia — Foto: Reprodução AFP

Várias deputadas iniciaram uma luta de vários minutos, com tapas, socos e puxões de cabelo. Nenhuma parlamentar ficou gravemente ferida.

A apresentação do relatório foi suspensa por alguns minutos e María René Álvarez, deputada do Creemos, culpou o ministro Del Castillo por ter estimulado um clima de briga.

O vice-presidente do país e presidente do Congresso, David Choquehuanca, anunciou que convocará as bancadas para exigir que incidentes do tipo não voltem a acontecer.

A confusão é mais episódio da polarização no país: a oposição afirma que a Bolívia tem 180 presos políticos, acusados pelo governo esquerdista de apoiar um suposto golpe de Estado contra o ex-presidente Evo Morales em 2019 e de dar suporte a sua sucessora, a direitisa Jeanine Áñez, que também está presa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

morre-idosa-de-95-anos-imobilizada-por-arma-de-choque-da-policia-da-australia

G1 Mundo

Morre idosa de 95 anos imobilizada por arma de choque da polícia da Austrália

Na semana passada, policiais aplicaram o choque na mulher, identificada como Clare Nowland, durante uma confusão na casa de repouso onde ela vivia, em Nova Gales do Sul, estado no sudeste da Austrália. A polícia foi chamada ao local porque a idosa estava andando com facas de cozinha, segundo funcionários do asilo. Nesta quarta, a polícia do país afirmou que ela não resistiu aos sofrimentos e morreu no hospital. O […]

today24 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%