G1 Mundo

VÍDEO mostra momento em que policiais tiram foto com brasileiro capturado nos EUA

today14 de setembro de 2023 20

Fundo
share close

Nela, cerca de 30 policiais do grupo de 500 que participaram da megaoperação montada pela Polícia da Pensilvânia para encontrar Cavalcante se amontoam ao redor do brasileiro, recém capturado e já algemado.

Na sequência, um deles pega um celular e tira uma foto, enquanto todos posam (veja vídeo).

A imagem gerou críticas pelo fato de que os policiais pareciam se divertir com o momento e de que o ato não faz parte do protocolo da polícia norte-americana para casos criminosos sob custódia – quando o detido deve ser levado imediatamente a uma delegacia.



⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

Ainda na quarta-feira, durante entrevista coletiva para detalhar a prisão de Cavalcante, o tenente-coronel George Bivens, que chefiou a megaoperação para capturar o brasileiro, foi questionado sobre a atitude de seus policiais.

Ele minimizou as críticas e alegou que a equipe celebrava a conclusão do trabalho e que estavam cansados e longe de suas casas havia dias.

“Não me incomodou em nada. Aqueles homens e mulheres trabalharam muito duro dia e noite, em circunstâncias difíceis. Eles estão orgulhosos do trabalho que fizeram. Eu não me incomodei nem um pouco com a foto”, declarou Bivens.

Até a manhã desta quinta-feira (14) autoridades dos EUA não haviam anunciado nenhuma providência contra a foto.

Veja a seguir como foi a dinâmica da captura e detalhes inesperados, segundo relato da polícia da Pensilvânia:

Alarme que virou a pista principal

Toda a parte final da operação que teve como desfecho a prisão de Danilo Cavalcante começou com o alarme de um imóvel. O aviso sonoro disparou durante a madrugada dentro do perímetro onde cerca de 500 policiais faziam as buscas.

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Policiais não encontraram nada no imóvel, mas isso levou a operação a focar na área.

Aviões, helicópteros, homens em terra e cães farejadores foram descolados para esse ponto e começaram uma busca mais intensa.

Brasileiro capturado nos EUA é transferido de quartel da polícia

Brasileiro capturado nos EUA é transferido de quartel da polícia

Imagens aéreas mostram busca por brasileiro foragido nos EUA

Imagens aéreas mostram busca por brasileiro foragido nos EUA

Uma das aeronaves utilizadas na megaoperação de busca pelo brasileiro tinha embutida câmeras térmicas, que detectam o calor humano.

Uma das câmera mostrou um ponto suspeito em uma área de vegetação baixa. Novamente, a operação se focou nesse ponto.

Mas outro fator inesperado mudou os rumos outra vez: uma forte tempestade, com muitos raios, atingiu a região.

O avião com câmeras térmicas teve então de recuar e pousar de volta em uma base. Equipes em terra também se mantiveram em um local seguro, mas outras aeronaves monitoraram o entorno para evitar uma fuga.

As buscas foram então interrompidas de madrugada.

No início da manhã, quando a tempestade passou, a polícia continuou investindo no ponto de calor apontado pela câmera térmica.

Montagem mostra Danilo Cavalcanti antes de fugir de presídio na Pensilvânia e após ser capturado, em 13 de setembro de 2023. — Foto: Chester County Prison via AP e Pennsylvania State Police/Reuters

Rapidamente, homens em terra cercaram o local, junto de cães farejadores. Lá, cães de patrulha e policiais em terra confirmaram a hipótese e encontraram Cavalcante, por volta das 08h no horário local (09h no horário de Brasília).

Ele estava embaixo de uma pilha de madeira, e só se deu conta da presença policial quando já estava cercado.

Polícia americana fala sobre captura de brasileiro foragido

Polícia americana fala sobre captura de brasileiro foragido

Ao ver os policiais, ele ainda tentou fugir, se rastejando por uma vegetação.

“Ele ainda tentou rastejar pela vegetação rasteira, levando o rifle que tinha com ele”, disse o tenente-coronel George Bivens.

Momentos após a captura, os oficiais responsáveis pela força-tarefa posaram com Danilo para uma foto.

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Nesse momento, policiais soltaram um dos cães farejadores que estavam na equipe. O animal deu uma “mordida leve” em Cavalcante, conseguindo assim pará-lo sem que disparos tenham sido feitos.

O brasileiro chegou a ser atendido por um médico por conta da mordida após ser capturado, mas o ferimento foi leve, segundo a polícia.

Danilo Cavalcante é levado por policiais — Foto: NBC/Reprodução

Durante a coletiva de imprensa para detalhar a prisão de Cavalcante, um dos pontos mais destacados pelos policiais e até pelo governador da Pensilvânia, que participou da coletiva, foi o fato de nenhum tiro ter sido disparado.

Segundo a polícia, ninguém ficou ferido durante toda a ação, e nenhum tiro foi disparado – autoridades temiam a possibilidade de vítimas pelo fato de que o brasileiro estava armado (leia mais abaixo).

A captura aconteceu no 14º dia das buscas, que envolveram uma megaoperação com 500 policiais, participação do FBI e fechamento de escolas e parques. Mesmo assim, Cavalcante, que matou a facadas uma ex-namorada e escalou as paredes da prisão para fugir, conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador (leia mais detalhes abaixo).

“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, na Pensilvânia, em comunicado.

No período de fuga, o brasileiro foi visto algumas vezes por câmeras de segurança e moradores. A última delas antes da captura foi na cidade de South Coventry, no condado de Chester, no leste da Pensilvânia.

Lá, ele roubou um rifle na porta da garagem de um morador de South Coventry, que estava aberta. O morador viu e trocou tiros com o brasileiro, mas os investigadores acreditavam que Cavalcante não chegou a ser atingido, porque, segundo a investigação, o brasileiro conseguiu correr para uma floresta.

Um cerco foi então montado na região, a 32 quilômetros da prisão de onde ele escapou, e a 74 quilômetros da cidade da Filadélfia, a maior cidade da Pensilvânia e perto também de Nova York.

“Nós o consideramos desesperado, o consideramos perigoso, toda a dinâmica confirma para nós que ele tem uma arma”, afirmou o tenente-coronel George Bivens, responsável pela megaoperação, na terça-feira (12).

Bivens afirmou na ocasião ter certeza que Cavalcante estava dentro do perímetro de buscas estabelecido e que ele seria preso “o quanto antes”.

As últimas pistas que fizeram a polícia fechar o cerco e checar mais perto do brasileiro foram:

  • Pegadas “idênticas” às dos sapatos que Cavalcante usava na prisão;
  • O caminho até uma área de floresta que ele provavelmente fez após roubar um rifle na porta da garagem de uma casa em South Coventry;
  • A rota de fuga não-linear. Segundo a polícia, Cavalcante começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora anda em direção ao norte;
  • Durante a fuga, o brasileiro costumava se mover durante a noite. “Ele só caminhava de dia se pressionado por nossas patrulhas”, disse Bivens.

Durante as operações de busca, escolas chegaram a cancelar aulas, e as autoridades pediram que moradores evitassem sair de casa e trancassem portas.

“Os residentes da área são solicitados a trancar todas as portas e janelas, proteger os veículos e permanecer em casa“, publicou a polícia em uma rede social durante o período em que Cavalcante esteve foragido.

A megaoperação de buscas também angariou críticas pela demora em encontrar o fugitivo dentro de um perímetro de poucos quilômetros. O tenente-coronel George Bivens negou falhas. Ele disse que a tática foi cercar o brasileiro e “estressá-lo” até que ele ficasse acuado e fosse finalmente encontrado.

“A polícia está fazendo um ótimo trabalho. Sabemos que ele está dentro do nosso perímetro de buscas, e Cavalcante será preso o quanto antes”, disse Bivens na terça-feira.

Brasileiro foragido nos EUA rouba rifle e troca tiros com morador

Brasileiro foragido nos EUA rouba rifle e troca tiros com morador

Brasileiro 'escalou' parede para fugir da prisão nos EUA

Brasileiro ‘escalou’ parede para fugir da prisão nos EUA

Ao longo dos dias, as autoridades da Pensilvânia também foram subindo as recompensas para quem encontrasse Cavalcante. A mais recente delas oferecia US$ 25 mil (cerca de R$ 123 mil).

A fuga de Danilo também provocou a prisão da irmã dele, que mora nos Estados Unidos. As autoridades não forneceram detalhes sobre a motivação. No entanto, ela deve ser deportada.

Danilo Cavalcante nasceu e cresceu no Tocantins.

Brasileiro condenado à prisão perpétua por matar ex-namorada foge da cadeia nos EUA

Brasileiro condenado à prisão perpétua por matar ex-namorada foge da cadeia nos EUA

Nos primeiros dias após fugir da prisão, Danilo estava em uma área de vegetação que a polícia tentou isolar. No entanto, a densidade da mata ajudou com que ele conseguisse escapar.

Logo depois, de acordo com as autoridades, Danilo conseguiu encontrar um carro com chave dentro em uma região próxima da que estava cercada – a região, de cidades pequenas, é tranquila, e moradores costumam deixar chaves em carros e portas abertas.

Mapa mostra onde fica a prisão de onde o brasileiro Danilo Sousa Cavalcanti escapou — Foto: g1

O crime pelo qual o brasileiro foi condenado aconteceu em abril de 2021, na cidade de Phoenixville.

O caso ainda corre na Justiça do Tocantins.

Condenado à prisão perpétua, ele fugiu da penitenciária em 31 de agosto

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-300-pessoas-foram-resgatadas-nas-enchentes-na-libia,-diz-premie

G1 Mundo

Mais de 300 pessoas foram resgatadas nas enchentes na Líbia, diz premiê

Cidades do leste do país africano ficaram debaixo d'água após a passagem da tempestade Daniel no último domingo (10). Visão aérea mostra a destruição na cidade de Derna, na Líbia, em 14 de setembro de 2023 — Foto: Ayman Al-Sahili/REUTERS Mais de 300 pessoas foram resgatadas após a chegada de equipes de socorro nas cidades alagadas da Líbia, disse o primeiro-ministro baseado em Trípoli, Abdulhamid al-Dbeibah. “Depois que as redes […]

today14 de setembro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%