A embarcação africana, com bandeira da Libéria, chegou ao porto por volta das 10h desta quinta-feira (1) e chamou a atenção de moradores e turistas. O cargueiro, que tem capacidade de transportar 139,7 mil toneladas, atracou no berço da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP).
Para a passagem do navio, a travessia de balsas entre Santos e Guarujá chegou a ser paralisada por aproximadamente 20 minutos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o serviço foi interrompido porque a Marinha do Brasil determina que as balsas permaneçam atracadas e sem veículos a bordo durante a manobra do cargueiro.
Navio cargueiro MSC Natasha XIII chamou atenção de moradores — Foto: Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal
A embarcação, que foi construída em 2018, tem capacidade para transportar até 139,7 mil toneladas, pois carrega até 14,4 mil contêineres de 20 pés em uma única viagem. Esses contêineres têm 6 metros de comprimento, 2,4m de largura e 2,6m de altura.
- Cargueiro: MSC Natascha XIII
- Ano de construção: 2018
- Tamanho: 366 metros de comprimento por 48 de largura
- Capacidade em contêineres: 14,4 mil contêineres de 20 pés (6m x 2,4m x 2,6m)
- Capacidade em carga: 139,7 mil toneladas
- Tomadas: 1.050 para contêineres refrigerados
Após a escala no cais santista, o MSC Natasha XIII seguirá viagem para a Ásia. Antes dele, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022.
Em nota divulgada pela Autoridade Portuária de Santos, a MSC informou que a atração deste navio é fruto de estudos que tiveram início em 2016 e contou com diversas simulações da Praticagem.
Navio gigante chegou ao Porto de Santos nesta quinta-feira (1) — Foto: Thais Rozo/g1 Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)