O caso aconteceu durante uma provocação entre torcidas após o fim de um jogo do Campeonato Inter Empresas no Ginásio de Esportes Arturzão. A vítima, Gustavo Vintecinco, de 28 anos, faz parte do time que perdeu, mas, naquele dia, estava suspenso da partida e participava do evento como comentarista de um canal no Youtube.
“É revoltante. Ainda em 2023 as pessoas querem usar cor de pele ou a sua raça para te ofender. Isso tem que acabar o mais rápido possível […]. Não é brincadeira que se faça, é crime”, afirmou Vintecinco.
As imagens obtidas pelo g1 mostram o jogador sentado na arquibancada com um microfone na mão. O suspeito se aproxima e supostamente imita um macaco. Outro homem também aparece nas imagens acenando para Vintecinco. A vítima se levanta e os dois homens saem. (veja acima)
O jogador relatou aos policiais que em outra partida havia marcado gols e comemorado abrindo os braços e estufando o peito. Desta vez, mesmo sem participar do jogo foi intimado pelo suspeito, que teria dito: “Comemora agora, seu gorilão”.
Diante do caso, a vítima disse à reportagem que manteve a calma e esperou a transmissão acabar para tirar satisfação com o suspeito, que correu para dentro do vestiário. Ela afirma que não desistirá de ir atrás dos seus direitos.
À esquerda, o jogador de futebol Gustavo Vintecinco. À direita, momento em que homem supostamente imita um macaco — Foto: Arquivo Pessoal e Reprodução
Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito, de 27 anos, foi localizado pelos policiais dentro do vestiário, pois torcedores queriam agredi-lo. O homem disse à corporação que joga em um time que participa do campeonato, mas, estava apenas assistindo a partida entre outras duas equipes.
Ele explicou aos policiais que ao ver o time da vítima ser eliminado da competição reproduziu a comemoração que ela tinha feito em outra partida. De acordo com o suspeito, foi uma forma de provocação, mas em nenhum momento houve ofensa verbal ou intenção de imitar um macaco.
Vintecinco, no entanto, disse à reportagem que discorda da versão dada pelo homem. “No vídeo fica explícito. Eu nunca vi o Cristiano Ronaldo comemorar daquele jeito”, afirmou o jogador.
As equipes da PM levaram os envolvidos para a delegacia, onde foi registrado o boletim de ocorrência. A autoridade policial informou que, como haviam testemunhas para as duas versões (do suspeito e da vítima), não foi possível efetuar prisão em flagrante e o caso foi encaminhado para investigação por inquérito.
Suspeito foi levado para a delegacia pela PM em Mongaguá (SP) — Foto: Reprodução
A Prefeitura de Mongaguá informou ao g1 que recebeu o relatório do árbitro. “O processo foi despachado para a Comissão Disciplinar da Diretoria de Esportes de Mongaguá, que realizará os procedimentos cabíveis com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva”, disse, em nota.
A administração municipal acrescentou que “repudia quaisquer atos de natureza discriminatória em qualquer âmbito da sociedade, e tomará as devidas providências para que casos como este não se repitam no futuro”.
Em nota, o time em que a vítima joga, Bidulas Futsal, informou que lamenta o ocorrido. “Não só pelo fato de o ato ser contra um atleta do nosso time, mas por esse tipo de preconceito ainda acontecer nos dias atuais”, disse.
O g1 entrou em contato com o suspeito, que preferiu não se posicionar até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Publicar comentários (0)