O Ministério da Defesa russo disse na quarta-feira (23) que o navio de guerra Ivan Khurs repeliu o ataque de três drones ucranianos. A embarcação estava situada no Mar Negro, nas proximidades do estreito de Bósforo, e protegia os gasodutos TurkStream e Blue Stream – que transportam gás da Rússia para a Turquia.
“Todos os drones inimigos foram destruídos pela artilharia padrão de uma embarcação russa a 140 quilômetros a nordeste do estreito de Bósforo”, afirmou Igor Konashenkov, porta-voz da Defesa da Rússia, em comunicado publicado no Telegram. “O navio Ivan Khurs da Frota do Mar Negro continua cumprindo suas tarefas.”
A Ucrânia ainda não comentou o episódio.
A TurkStream transporta gás da península de Taman, na Rússia, a oeste, ao longo da largura do Mar Negro, até um ponto a oeste do Bósforo. O Blue Stream, no entanto, atravessa o leste do Mar Negro de norte a sul, chegando a mais de 700 km a leste do Bósforo.
O ministério citou o ataque como uma justificativa para a Rússia expandir as medidas defensivas. Explosões em setembro passado danificaram os oleodutos Nord Stream 1 e 2 que transportam gás da Rússia sob o Mar Báltico para a Alemanha.
A declaração russa parece aumentar as tensões no Mar Negro, onde a Rússia só concordou na semana passada, um dia antes do prazo, em estender um acordo que permite à Ucrânia exportar grãos de seus portos marítimos.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)