G1 Mundo

VÍDEO: ‘Sensação de que o ar não está puro’, diz brasileira em Nova York após fumaça de incêndios no Canadá voltar a se espalhar nos EUA

today30 de junho de 2023 12

Fundo
share close

Uma brasileira que mora em Nova York disse que a fumaça tóxica dos incêndios florestais do Canadá voltaram a se espalhar nos Estados Unidos desde a tarde desta quinta-feira (29), causando preocupação na população. Segundo a atriz e publicitária Thais Fernandes, já é possível sentir certa dificuldade de respirar na cidade, além de desconforto térmico por causa do calor.

“A fumaça é ruim. A sensação é que o ar não está puro. Você sente dor de cabeça. Apesar de não dar para ver o sol, por causa da fumaça, está muito calor, muito quente. Aí você tem que fechar a casa e fica muito, muito abafado. Começou ontem [quinta], mas não dava para ver tanto. Hoje, dá pra ver um pouco mais a neblina e deve piorar”, disse.

Fuma Tóxica em Nova Yorque, EUA — Foto: Arquivo pessoal



Ainda de acordo com a atriz e publicitária, na quinta-feira (29) o aplicativo de celular registrava que a qualidade do ar não era adequada para pessoas com problemas respiratórios.

“Nesta sexta, a qualidade de ar no aplicativo é considerada ‘unhealthy”, que é ‘não saudável’ para todas as pessoas”, disse a publicitária.

Aplicativo mostra a qualidade do ar em Nova Yorque, nos EUA — Foto: Arquivo pessoal

Para a publicitária, a qualidade do ar deve piorar neste sábado (1ª), assim como aconteceu no dia 7 de junho, quando “o dia virou noite”. As autoridades já estão alertando a população

“No início de junho, quando a fumaça chegou até aqui, era impossível ver o sol e parecia noite. O céu ficou laranja e parecia que estávamos vivendo em uma fotografia de cor sépia. Foi assustador. O cheiro forte de fumaça e queimado fazia arder os olhos”, disse Thais.

Times Square alaranjada por causa da fumaça que chegou em Nova York — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Por causa da fumaça tóxica que já avançava nos Estados Unidos, no dia 27 de junho, a governadora de Nova York Kathy Hochul pediu para que os nova-iorquinos tomem cuidado com a poluição do ar, que pode chegar a níveis insalubres e perigosos. O prefeito Eric Adams chegou a recomenda para que todos nova-iorquinos usassem máscaras.

Apesar de a fumaça tóxica ter sido visualizada em Nova York somente nesta quinta-feira (29), a névoa cobriu Chicago e grande parte do Norte da região Meio-Oeste dos Estados Unidos já na manhã de quarta-feira (28).

No dia anterior (27), o declínio repentino na qualidade do ar forçou muitos residentes do meio-oeste americano a usarem máscaras em ambientes externos.

Outras grandes cidades como Detroit, Indianápolis, Cleveland e Milwaukee vão passar por índices de qualidade do ar perigosos ao longo do dia.

Imagens de satélite mostram fumaça cruzando o atlântico. — Foto: TV Globo/Reprodução

A fumaça canadense, que já dura meses, atingiu até a Europa. Na Espanha, o céu da cidade de Vigo ficou laranja. Satélites registraram a fumaça atravessando o Oceano Atlântico.

Dessa vez, o que levou a fumaça para as cidades americanas foi um sistema de tempestades que agora está se movendo para o Leste e deve chegar já com menos intensidade.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-morre-ao-cair-de-telhado-durante-protestos-na-franca,-diz-policia

G1 Mundo

Jovem morre ao cair de telhado durante protestos na França, diz polícia

Na terça-feira começou uma onda de protestos na França, motivada pela morte de Nahel, um jovem de 17 anos que foi baleado à queima-roupa por um policial durante uma blitze de trânsito na cidade de Nanterre, na região de Paris. Os protestos têm sido marcados por confrontos com a polícia. Veja abaixo os números de incidentes na última noite de manifestações: 875 pessoas foram presas, sendo 408 em Paris e […]

today30 de junho de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%