G1 Mundo

VÍDEO: Torcedora do Irã é barrada em estádio no Catar por usar camiseta com rosto de Mahsa Amini

today25 de novembro de 2022 27

Fundo
share close

A jovem estava na fila para assistir à partida Irã x País de Gales e vestia uma camiseta com as palavras ‘Mulher, Vida, Liberdade’ ao lado de uma imagem de Mahsa Amini, a iraniana curda de 22 anos que morreu sob custódia da polícia da moral iraniana após ser presa por “uso inadequado” do véu islâmico, obrigatório no país.

A morte de Amini revoltou iranianos e provocou a maior onda de protestos na história recente do país, que já dura dois meses e faz críticas duras ao regime islâmico do país.

A torcedora, que se identificou apenas como Kiana, também carregava uma bandeira com as cores iranianas, que não é a oficial do país. Ela contou à agência de notícias Reuters que só conseguiu entrar no estádio após vestir uma camiseta oficial do time de futebol do Irã e entregar a bandeira não-oficial aos policiais catarianos.



Protestos reprimidos na Copa

Manifestações solidárias aos protestos no Irã têm sido reprimidas durante esta Copa do Catar. Mais cedo, dentro do estádio durante o mesmo jogo, dois torcedores foram repreendidos por policiais. Um deles teve confiscada uma bandeira iraniana com a frase “Liberdade de vida das mulheres”.

Segundo um balanço da agência de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 300 pessoas já morreram durante protestos por todo o país, a maioria dela por tiros disparados pela polícia.

Os organizadores da competição não se manifestaram sobre os episódios.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-civil-registra-24-furtos-e-roubos-no-pelourinho-na-estreia-da-selecao-brasileira-na-copa-do-catar

G1 Mundo

Polícia Civil registra 24 furtos e roubos no Pelourinho na estreia da seleção brasileira na Copa do Catar

A Polícia Civil registrou, na quinta-feira (24), 24 ocorrências, dentre elas furtos e roubos, na Delegacia de Proteção ao Turista, durante o evento que transmitiu a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo no Catar, no Largo do Pelourinho, em Salvador. Um desses crimes foi flagrado por uma câmera de segurança da região. Nas imagens é possível ver o momento em que um casal está em pé, um homem […]

today25 de novembro de 2022 50

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%