G1 Mundo

Vídeos com humilhações de sem-teto viralizam no Japão e preocupam ONGs

today30 de janeiro de 2023 10

Fundo
share close

A tendência ganha cada vez mais adeptos e seguidores no YouTube e TikTok. Em um dos vídeos, indivíduos sem-teto são filmados dormindo em um parque. Subitamente, são acordados por jovens batendo em panelas e gritando. As gravações mostram os rostos assustados e desconcertados dos moradores de rua junto a risadas dos autores.

Em outro vídeo, jovens se oferecem para comprar comida para uma idosa sem-teto. Eles entram no supermercado, percorrem os corredores e a mulher escolhe alguns produtos: um sanduíche, um pacote de biscoito, massa instantânea, entre outros itens. Após passar as mercadorias no caixa, ela fala que não tem dinheiro para pagar, enquanto os rapazes riem da situação, registrada através de aparelhos celulares. 

Vídeos como esses vêm se tornando comuns nas redes sociais e são apresentados por seus autores como “brincadeiras”. Surpreendentemente, as gravações vêm acompanhadas de likes e compartilhamentos, incentivando o fenômeno.



Preconceito contra pobres

Esse tipo de “piada” reforça um preconceito às pessoas desfavorecidas que já existe no Japão, onde os moradores sem-teto são mal vistos e não é incomum que eles sejam culpabilizados por sua condição. Muitos acreditam que eles vivem na rua por falta de esforço. 

Junto aos vídeos, são publicados comentários contra os sem-teto, criticando as reações nem sempre condescendentes diante das humilhações. As críticas aos moradores de rua são reforçadas por personalidades midiáticas e influenciadores nas redes sociais. 

Em 2021, afirmações do influenciador japonês DaiGo chocaram defensores dos direitos humanos no país. Em um vídeo em seu canal no YouTube, onde conta com mais de dois milhões de seguidores, ele reclamou do uso do dinheiro que paga em impostos para ajudar as pessoas mais pobres. Para ele, “a vida de moradores de rua é menos válida que a de animais”. 

ONGs de apoio a sem-tetos temem que a “moda” dos vídeos de humilhações de moradores de rua incitem ainda mais o ódio contra os pobres. Em 2020, um crime chocou o Japão: cinco jovens de 19 anos foram acusados de apedrejar, espancar e matar um sem-teto de 81 anos que dormia debaixo de uma ponte em Gifu, no centro do país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bombardeio-atinge-zona-residencial-de-kherson,-sul-da-ucrania,-e-mata-tres-civis

G1 Mundo

Bombardeio atinge zona residencial de Kherson, sul da Ucrânia, e mata três civis

Um bombardeio russo contra uma zona residencial na cidade de Kherson, sul da Ucrânia, matou três civis, anunciaram no domingo (29) as autoridades locais. Desde que o exército ucraniano recuperou o controle de Kherson em novembro, a frente sul da guerra da Ucrânia estava relativamente tranquila e os combates concentrados na região do Donbass. Mas os confrontos se tornaram mais intensos esta semana na região de Zaporizhzhia, sul do país. […]

today30 de janeiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%