G1 Mundo

Você viu? Brasil fora da Copa, Presidente do Peru destituído e preso, Cristina Kirchner condenada, carne com ouro no Catar e vereadora beijada à força na Câmara de Florianópolis

today10 de dezembro de 2022 31

Fundo
share close

Neymar após desclassificação do Brasil da Copa — Foto: Fabrizio Bensch/Reuters

O Brasil perdeu da Croácia nos pênaltis e foi eliminado da Copa do Mundo do Catar. Na partida desta sexta-feira (9), válida pelas quartas final, terminou empatado em 0 x 0 no tempo normal. Na prorrogação, Neymar fez um golaço, mas os croatas empataram no fim, em um contra-ataque. Nos pênaltis, 4 a 2 para eles.



Agora a Croácia enfrenta na próxima terça (16) a Argentina, que venceu a Holanda nos pênaltis após ter tomado um gol espetacular em uma jogada ensaiada no último lance do tempo normal, aos 55 minutos do 2º tempo. A outra semifinal terá os ganhadores de Inglaterra x França e Marrocos x Portugal. As duas partidas serão disputadas amanhã.

Quem é Pedro Castillo

Quem é Pedro Castillo

Justiça argentina condena Cristina Kirchner a seis anos de prisão por corrupção

Justiça argentina condena Cristina Kirchner a seis anos de prisão por corrupção

Apesar da condenação, Kirchner não vai ser presa porque tem foro privilegiado. Na Argentina, o vice-presidente também ocupa o cargo de presidente do Senado. Cristina exerce as duas funções até o fim da gestão do atual presidente, Alberto Fernández, e pode se candidatar a um terceiro mandato (ela pode ser candidata, mesmo com essa condenação judicial de primeira instância).

Por um lado, há dez anos não se arrecadava tanto imposto. De outro, falta dinheiro para a educação, a saúde e até para fazer passaportes. O que explica essa contradição? Na análise de Laura Naime, editora de economia do g1, a explicação está quase toda no teto de gastos, mas não só nele. Leia trechos:

“Acontece que 1) o teto de gastos não muda com o aumento da arrecadação; e 2) as despesas obrigatórias cresceram. Com isso, o dinheiro para as despesas discricionárias ficou pequeno – e muita coisa vem sendo cortada.”

Veja quais são os serviços mais afetados por cortes no fim do governo Bolsonaro

Veja quais são os serviços mais afetados por cortes no fim do governo Bolsonaro

“Também foi uma escolha gastar mais antes das eleições, ‘vitaminando’ os pagamentos do Auxílio Brasil, concedendo auxílios a caminhoneiros e taxistas, subsidiando indiretamente os preços dos combustíveis.”

“A intenção do futuro governo Lula de conseguir uma licença para gastar quase R$ 200 bilhões acima do teto de gastos assusta, porque dá uma indicação de descontrole nas contas públicas.”

“[Nesses pratos] o ouro não imprime sabor. Não tem um gosto característico. Tem é um efeito psicológico. É uma experiência sensorial que vai ficar gravada na sua memória”, disse Jorge Herman Behrens, especialista em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Carne com ouro do Catar — Foto: Reprodução/Instagram

Considerado pela Forbes o 4º pais mais rico do mundo, o Catar é a sede da Copa de 2022.

Ainda sobre o ouro na comida, o g1 conversou com a nutricionista Lara Natacci, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da USP. Ela explicou que a versão do ouro usada em alimentos (que é diferente da que faz joias) é absorvida pelo corpo e, quando consumida esporadicamente e em baixa quantidade, não apresenta nenhum risco à saúde.

“Esse ouro não é metabolizado pelo organismo. Nosso corpo o elimina completamente. Não o absorve”, afirmou. Leia mais aqui. 

Oito anos depois, o legado da Copa de 2014 no Brasil nos arredores dos estádios é ambíguo: melhorias pontuais na infraestrutura se contrapõem ao aumento na insegurança ou encarecimento de aluguéis, por exemplo.

A maioria dos estádios usados para o torneio mundial de futebol se consolidou como espaço de realização de eventos não apenas esportivos.

Veja o legado da Copa de 2014 nos arredores dos estádios

Veja o legado da Copa de 2014 nos arredores dos estádios

Em lugares como Salvador , São Paulo e Belo Horizonte, os estádios da Copa são também a casa de times das principais divisões do futebol brasileiro, o que garante que o movimento em seu entorno permaneça. Já em Manaus, a arena construída para a Copa do Mundo se converteu em local de shows e outros eventos não esportivos.

“Ondas” se formaram durante chuva em BH

Vereadora é abraçada a força por parlamentar em sessão da Câmara de Florianópolis

Vereadora é abraçada a força por parlamentar em sessão da Câmara de Florianópolis

Nesta quinta, a Câmara emitiu uma nota afirmando repudiar o ato do político. O órgão disse também que assim que o processo chegar à Mesa Diretora, “será realizada a apuração dos fatos”. Em nota, o vereador se disse triste pela “notícia de acusação de assédio”, mas admitiu ter abordado a vereadora “de maneira inconveniente, sem a sua autorização” e pediu desculpas.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou a anunciar os nomes do primeiro escalão de seu futuro governo, que começa em 1º de janeiro de 2023. Na lista inicial, foram definidos os chefes das seguintes pastas: Fazenda; Casa Civil; Justiça e Segurança Pública; Defesa e Relações Exteriores.

Rui Costa participou do anúncio ao lado do presidente Lula — Foto: Reprodução g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escultura-maia-de-tamanho-humano-e-encontrada-no-mexico

G1 Mundo

Escultura maia de tamanho humano é encontrada no México

Estátua de calcário representa uma figura masculina, provavelmente um prisioneiro oferecido em um ritual, afirmam historiadores. Escultura maia de tamanho humano é encontrada no México Arqueólogos do Instituto Nacional de Arqueologia e História do México (Inah) encontraram uma escultura maia de tamanho humano no sítio arqueológico de Oxkintok, no estado de Yucatán, sul do país. Os especialistas informaram na quarta-feira (7) que a escultura de calcário representa uma figura masculina, […]

today10 de dezembro de 2022 39

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%