G1 Mundo

Você viu no g1? Bolsonaro na mira da PF, julgamento de Daniel Alves, rei Charles III doente, fim da seca no Amazonas e a largada do carnaval

today10 de fevereiro de 2024 4

Fundo
share close

Reunião de Bolsonaro com ministros — Foto: Reprodução

As investigações apontam que seis núcleos agiram em diferentes frentes para tentar garantir a permanência de Bolsonaro no poder e impedir a posse do presidente Lula. Um núcleo de inteligência, por exemplo, monitorava autoridades, como o ministro do STF Alexandre de Moraes, enquanto outro grupo elaborava minutas com fundamentação jurídica de decretos para atender aos interesses golpistas.



Até a noite desta sexta-feira, haviam sido presos: Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel do Exército, e Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército. Há um mandado de prisão expedido contra o coronel do Exército Bernardo Romão Corrêa Netto, mas ele está nos Estados Unidos e informou que vai se apresentar. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também foi alvo da operação e foi detido após a polícia encontrar uma arma irregular em sua casa.

Julgamento de Daniel Alves

5 de fevereiro de 2024 – Daniel Alves no 1º dia de julgamento na Espanha — Foto: David ZORRAKINO / POOL / AFP

A justiça espanhola julgou nesta semana o jogador Daniel Alves, acusado de ter estuprado uma jovem dentro de uma boate de Barcelona na madrugada de 31 de dezembro de 2022.

A defesa de Daniel Alves, que está preso desde janeiro do ano passado, pediu a liberdade condicional e a absolvição do cliente. O jogador chorou em seu depoimento, negou a agressão sexual e disse que a relação foi consensual. O Ministério Público local pediu nove anos de prisão. Já a defesa da denunciante pediu 12 anos.

Rei Charles III com câncer

Rei Charles e Rainha Camilla deixam Clarence House — Foto: REUTERS/Toby Melville

O Palácio de Buckingham revelou que médicos detectaram um tumor no monarca durante uma cirurgia para corrigir uma condição benigna de crescimento de próstata.

No dia do anúncio, Charles III foi visto com a rainha consorte, Camilla, saindo de carro da casa onde vive o casal.

Um dos dois filhos do rei, o príncipe Harry, que desde 2020 mora com a família na Califórnia, viajou para o Reino Unido para encontrar o pai.

Rio Negro em Manaus, registro feito em janeiro de 2024 — Foto: Michel Castro, da Rede Amazônica

O Rio Negro voltou a subir em Manaus após a maior seca no Amazonas em 121 anos. O nível atingiu 21,46 metros nesta semana, quase o dobro do valor mais baixo (12,70 metros), registrado em 26 de outubro de 2023.

Apesar disso, a situação não está totalmente normalizada, e os 62 municípios do estado continuam em situação de emergência em razão da seca.

A estiagem do ano passado isolou comunidades, fez com que os cursos de rios virassem enormes faixas de areia e fechou escolas na zona rural da capital do Amazonas. Agora, com a cheia, o turismo e setores da economia na cidade que dependem do transporte fluvial estão se reaquecendo. Leia a reportagem completa.

Prefeito Eduardo Paes entregou as chaves da cidade ao Rei Momo — Foto: Reprodução

E chegou o carnaval 2024. Ao longo da semana, blocos tomaram as ruas em diversos pontos país, com foliões fantasiados e muita música.

No Recife, a escultura do Galo Gigante, marca do bloco Galo da Madrugada, foi colocada de pé já na quarta-feira, sobre o rio Capiberibe, no centro da capital pernambucana. Agremiações carnavalescas e orquestras deram o tom da folia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

monte-everest:-por-que-alpinistas-terao-que-levar-suas-proprias-fezes-na-descida-da-montanha

G1 Mundo

Monte Everest: por que alpinistas terão que levar suas próprias fezes na descida da montanha

"Nossas montanhas começaram a feder", diz Mingma Sherpa, presidente da municipalidade rural de Pasang Lhamu, responsável pela região e que implementou a nova regra como parte de medidas mais amplas. "Estamos recebendo reclamações de que fezes humanas estão visíveis em rochas e alguns montanhistas estão adoecendo. Isso não é aceitável e prejudica nossa imagem", acrescentou ele à BBC. Os alpinistas que forem tentar subir o Monte Everest, a montanha mais […]

today10 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%