G1 Mundo

Você viu? Onda de calor no inverno, Jair Renan investigado, resgate em teleférico e a chegada da Índia à Lua

today26 de agosto de 2023 17

Fundo
share close

Onda de calor no inverno 🥵

🙋Giovani Dolif, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden):

“A onda de calor não é atípica, mas ela acontece a partir de uma condição já atípica. Estamos com as temperaturas acima da média e, por isso, o calor é tão intenso. Isso é reflexo do aquecimento global, pelo excesso de emissões de gases.”



Onda de calor: saiba como o El Niño e o aquecimento global fizeram a temperatura subir

Onda de calor: saiba como o El Niño e o aquecimento global fizeram a temperatura subir

🙋‍♀️Thelma Krug, indicada pelo Brasil à presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC):

“Agora, além da variabilidade natural do clima, como é o caso do El Niño, soma-se hoje a influência humana no clima. Ou seja, quanto maior o aquecimento associado às atividades humanas, mais frequentes e mais intensos esses eventos são esperados.”

Os nomes de Flávio, Carlos, Eduardo e Jair Renan Bolsonaro já foram ligados a casos que vão de tráfico de influência até denúncia sobre funcionários fantasma e rachadinha. Casos esses que podem guardar semelhanças entre si, como explica Thais Bilenky, repórter da revista piauí e apresentadora do podcast “Alexandre”.

“Inclusive com a imagem, com os problemas e as encrencas em que se metem muitas vezes menores perto de investigações maiores das quais também são alvos.”

Nesta semana, Jair Renan, o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Civil do Distrito Federal.

Queda de avião na Rússia e morte de Prigozhin

“[Prigozhin] Era uma pessoa com um destino complicado, e cometeu erros graves na vida, mas também procurou alcançar os resultados necessários – tanto para si como no momento em que lhe pedi, pela causa comum, como nestes últimos meses”, declarou Putin.

Sem mencionar o rompimento recente entre os dois, Putin chamou Prigozhin de um “empresário talentoso” e disse conhecê-lo desde os anos 1990.

Os dois eram fortes aliados, mas romperam após o mercenário liderar uma rebelião contra o governo russo em protesto pela falta de envio de equipamentos e armas a tropas do grupo Wagner que lutam na Ucrânia ao lado da Rússia.

Autoridades das Forças Armadas dos Estados Unidos afirmaram ao jornal “New York Times” que uma explosão dentro da aeronave provavelmente causou a queda. O jornal não publicou os nomes dos oficiais que fizeram essas afirmações. A informação está em um relatório preliminar sobre o incidente e não é uma avaliação final.

Um adulto e sete crianças e adolescentes ficaram presos no meio do trajeto depois que um dos dois cabos de sustentação do teleférico se rompeu. Eles estavam indo para a escola — a região é extremamente montanhosa e, por isso, teleféricos são um meio de transporte comum.

Teleférico no Paquistão: 5 perguntas e respostas sobre o acidente

Teleférico no Paquistão: 5 perguntas e respostas sobre o acidente

O que mais preocupava as equipes eram os fortes ventos e o alto risco para a cabine, que balançava muito cada vez que helicópteros das Forças Armadas se aproximavam. Com uma corda maior, os helicópteros conseguiram içar as duas primeiras crianças, mas autoridades cancelaram essa operação quando começou a escurecer no local.

Especialistas em travessias por cabo foram então chamados ao local e encontraram outra saída: o resgate por cabos de sustentação colocados. Entenda os detalhes da operação aqui.

“Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua”, disse Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO), a “Nasa” indiana.

Índia pousa foguete em região inexplorada da Lua

Índia pousa foguete em região inexplorada da Lua

Antes disso, países como Rússia e Japão fizeram a mesma tentativa, mas sem sucesso.

A superfície lunar onde a sonda indiana desceu é um terreno traiçoeiro com grandes crateras e encostas íngremes, além de não receber luz solar, levando a temperaturas extremamente baixas, que chegam a -203°C.

Essas características tornam muito difícil operar equipamentos de exploração na região. Dessa forma, um pouso suave significa que o módulo não foi destruído.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

qual-o-destino-dos-combatentes-do-grupo-wagner-em-belarus?

G1 Mundo

Qual o destino dos combatentes do Grupo Wagner em Belarus?

Embora Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo, tenha refutado nesta sexta-feira (25/08) qualquer especulação sobre uma ordem do Kremlin, poucos acreditam que a queda do avião que matou 10 pessoas tenha sido um mero acidente. Tão misterioso quanto as circunstâncias é o destino dos soldados mercenários, incluindo os que estão em Belarus. Para Minsk, aliado próximo de Moscou, a questão agora é o que fazer com os combatentes exilados no […]

today26 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%