G1 Mundo

Você viu? Terremoto na Turquia e na Síria, encontro entre Lula e Biden, alunos nota mil na redação do Enem e hits de carnaval

today11 de fevereiro de 2023 58

Fundo
share close

O avanço das mortes tornou este terremoto o pior e mais mortal dos últimos 80 anos — superando outro tremor em território turco em 1999, que teve 17 mil vítimas fatais — e o sétimo mais mortal do mundo. E milhares de pessoas ainda estão desaparecidas.

Vídeo de drone mostra estragos causados por terremoto em cidade da Turquia



Vídeo de drone mostra estragos causados por terremoto em cidade da Turquia

Em meio a tanto sofrimento, sopros de esperança. Mais de 70 países enviaram equipes ou ajuda humanitária à região e imagens de socorristas e voluntários resgatando sobreviventes, muitos deles crianças e bebês, correm o mundo. 

Um vídeo mostra quando equipes de resgate encontraram o pequeno refugiado sírio Muhammed Ahmed sob os escombros de um prédio em Hatay, no sul da Turquia. Na imagens, é possível ver o menino tomando água de uma tampa de garrafa antes de ser retirado dos destroços.

Imagem impressionante mostra o resgate de uma bebê-recém nascida na Síria

Imagem impressionante mostra o resgate de uma bebê-recém nascida na Síria

Encontro entre Lula e Biden

Lula e Biden na Casa Branca — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente Lula se reuniu com Joe Biden nesta sexta (10) em Washington. O encontro marca uma reaproximação entre os dois países, já que o presidente anterior, Jair Bolsonaro, não tinha diálogo com Biden.

Esta é a primeira visita de Lula ao país depois que retornou ao Palácio do Planalto. Mais cedo, o presidente esteve com o senador Bernie Sanders e deputados de esquerda nos Estados Unidos.

Um mês após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, 920 bolsonaristas radicais seguem presos em penitenciárias do Distrito Federal. Outras 19 pessoas foram transferidas para o 19º Batalhão de Polícia Militar, e 459 foram liberadas, mas continuam sendo monitoradas por tornozeleiras eletrônicas.

Prisão onde estão terroristas que invadiram prédios dos Três Poderes, em Brasília — Foto: DPU/Reprodução

As mulheres foram detidas na Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia, e os homens foram levados para o Complexo Penitenciário da Papuda, de segurança máxima, conhecido por abrigar alguns dos criminosos mais perigosos e famosos do país. Todos eles dividem a rotina com os demais presos: 4 refeições diárias, duas horas de banho de sol e visitas limitadas.

Ex-aluna da rede pública de São Paulo, Ana Beatriz Machado, de 20 anos, alcançou o grande feito de tirar a nota máxima (1.000 pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Há três anos, desde que se formou no ensino médio, Ana tenta conciliar os estudos com o expediente como assistente administrativa de um hospital:

  • 🚌 passa 6 horas por dia no ônibus (3 na ida e 3 na volta), no trajeto entre sua casa e o local de trabalho;
  • ⏰ vai dormir à 0h30 e acorda às 4h40, para dar tempo de assistir às aulas do cursinho on-line e escrever pelo menos um texto por dia.

“Gosto muito de trabalhar, mas é cansativo, e isso atrapalha meu rendimento. Até existem caminhos de transporte público que demorariam menos tempo, mas eu teria de descer em uma avenida perigosa, sozinha. Prefiro fazer o trajeto longo e me sentir segura.”

A cada semana, nove homens têm o pênis amputado no Brasil em decorrência de câncer, que poderia ser evitado de forma muito simples: água, sabão e lavagem adequada. Os dados, obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, apontam que:

  • Foram realizadas no SUS 7.790 amputações do pênis entre 2007 e 2022 (até novembro).
  • Isso equivale a uma média de 486 procedimentos por ano.

São mais de 500 amputações de penis por ano no Brasil — Foto: Foto de Deon Black/Pexels

“O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, que é facilmente evitável com higiene íntima e tratamento da fimose”, afirma Ubirajara Barroso Jr., urologista especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia.

“A desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis”, conclui o urologista. Leia mais

Faltando poucos dias para o carnaval, uma música fora do radar despontou nas paradas como forte candidata a hit da folia de 2023. Léo Santana estava investindo em outra aposta, “Não se vá”, mas quem pegou mesmo foi “Zona de perigo”, que cresceu nas redes e nos shows após o passinho criado pela coreógrafa Edilene Alves viralizar. 

“Vem deslizando (vai) / Que eu tô gostando (vem) / Ela me pede (mais)”, diz o refrão (muito chiclete, claro) da canção. 

Léo Santana, Grupo Pixote, Pablo, Adão Negro e Tiago Aquino são algumas das atrações da Festa do Bonfim — Foto: Divulgação

Mas não é só “Zona de Perigo” que deve reinar nas ruas do país durante os dias de folia. MC Pipokinha, Anitta, Ana Castela, Glória Groove e outros cantores também têm apostas animadas que cresceram às vésperas da festa. O podcast g1 ouviu lista e explica as 10 músicas que chegam mais fortes na corrida pelo hit da festa no Brasil. Dê o play e ouça abaixo:




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entrar-no-forno,-se-jogar-na-piscina:-o-que-sobreviventes-fizeram-para-se-salvar-dos-incendios-no-chile

G1 Mundo

Entrar no forno, se jogar na piscina: o que sobreviventes fizeram para se salvar dos incêndios no Chile

"Lutei jogando água e tive que recorrer ao forno porque era o único refúgio que eu tinha. Não havia outro lugar. A salvação foi o forno", contou Aroca. As chamas atingem o território chileno há dias e, na sexta-feira (3), chegaram a Santa Juana, a 550 km de Santiago, onde fica a casa do agricultor de 68 anos. Aroca é uma das 5.557 pessoas que ficaram sem casa na atual […]

today11 de fevereiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%