G1 Mundo

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, está a caminho da Argentina para a posse de Javier Milei

today9 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

Em sua conta no X (antigo Twitter), Zelensky confirmou que vai a Buenos Aires, e que parou para um encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

“A caminho da Argentina, encontrei-me com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia. A primeira reunião de líderes na história das nossas relações bilaterais. A voz de Cabo Verde é de democracia e de apoio a nós na ONU, endossando resoluções que são cruciais para a Ucrânia”, disse.

“Agradeci ao primeiro-ministro por apoiar a iniciativa humanitária ‘Grãos da Ucrânia’ e convidei Cabo Verde a juntar-se à implementação da #PeaceFormula da Ucrânia”.



O jornal “La Nación” havia informado que Zelensky compareceria à posse na última quinta-feira (7). Depois da vitória de Milei nas eleições argentinas, os dois chegaram a conversar por telefone. Na época, o ucraniano agradeceu “o claro apoio” à Ucrânia, que foi invadida militarmente pela Rússia em 2022.

O presidente Lula (PT) não vai comparecer ao evento. No lugar dele, foi enviado o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que já chegou à capital argentina.

A futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, esteve em Brasília para convidar o presidente Lula. Em um encontro com Vieira, ela defendeu a importância da relação entre os dois países, em um discurso completamente diferente do que Milei usou durante a campanha.

Embora a Argentina seja um importante parceiro comercial do Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro não irá à posse do presidente argentino.

Veja a lista de chefes de estado confirmados até o momento na posse de Milei:

  • Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai.
  • Santiago Peña, presidente do Paraguai.
  • Daniel Noboa, presidente do Equador.
  • Gabriel Boric, presidente do Chile.
  • Viktor Orban, presidente da Hungria.
  • Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia
  • Felipe VI, rei da Espanha




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘nao-vou-me-opor-a-conversas’,-diz-presidente-da-guiana-apos-maduro-propor-dialogo-sobre-essequibo

G1 Mundo

‘Não vou me opor a conversas’, diz presidente da Guiana após Maduro propor diálogo sobre Essequibo

A declaração de Ali foi feita poucas horas depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, dizer ser necessário "sentar e conversar" com a Guiana. Foi a primeira vez que Maduro suavizou o tom desde que seu país aprovou em referendo, realizado no domingo (3) a anexação do território, com participação de metade dos eleitores da Venezuela. "Estamos comprometidos com a paz na região", disse Ali. "A Corte Internacional de Justiça […]

today9 de dezembro de 2023 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%