G1 Santos

‘Vovó da dança’: mulher vence depressão após câncer de mama por meio das aulas e viraliza no litoral de SP; VÍDEO

today10 de outubro de 2023 6

Fundo
share close

Uma idosa de 60 anos viralizou na web após ser filmada dançando em um restaurante em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ao g1, Silvana Costa contou que ficou conhecida como ‘vovó da dança‘, como foi carinhosamente apelidada pelo próprio neto. Segundo ela, a dança lhe ajudou a melhorar de uma depressão causada ao ser diagnosticada com câncer de mama.

O vídeo está com mais de 4,4 milhões de visualizações no Tik Tok, e a autora da filmagem o descreveu como: ‘Ela sabia todas as coreografias’. Uma internauta comentou: “Eu não sei dançar 1% do que ela sabe”. Enquanto outra disse: “Só aceito envelhecer se for para ser assim, alto astral” (veja acima).

Silvana contou que o diagnóstico do câncer de mama ocorreu em 2013, momento em que ela e a irmã passaram por exames médicos como forma de precaução após a mãe delas ter a doença aos 78 anos.



“Acabei tratando com quimioterapia e radioterapia, [mas] comecei a ficar meio [desacreditada]. Meu pai e minha mãe já morreram de câncer e eu vendo todo mundo indo embora”. A doença fez com que Silvana ficasse trancada dentro de casa e com depressão.

‘Vovó da dança’ viraliza ao ser filmada dançando durante festa de aniversário de amiga em restaurante de Guarujá, SP — Foto: Reprodução

No entanto, em 2016, a filha pediu para que ela fosse até o Centro Comunitário fazer uma matrícula para ela em um curso de dança. Silvana se interessou e acabou fazendo a inscrição para ela mesma. “Me convidaram para fazer uma aula, eu fiz e amei. Sempre gostei de dançar, mas a gente cresce e para, né?”.

Segundo a aposentada, além de dançar e das amizades que fez na aula, o fato do professor ser muito divertido e brincalhão faz com que o momento seja mais descontraído e leve. “A gente brinca e ri muito. Aprender a dançar é uma consequência. Vou mais para me divertir nas aulas. É muito bom”.

Mesmo já curada da doença, Silvana explicou que segue fazendo acompanhamento periódico e que ficou com uma sequela no braço esquerdo. Ela ressaltou que a dança foi importante para que ela não ficasse tanto tempo em casa.

“Acabou me tirando da depressão. Eu estava trancada dentro de casa, então ela [dança] foi excelente”.

Silvana contou que não percebeu que haviam gravado o momento que ela estava dançando durante a festa de aniversário de uma amiga no restaurante. Ela só soube do vídeo por causa de um amigo, que disse que ela estava famosa. “Eu amei, nunca que eu imaginei que dançando ia ser filmada e acabar viralizando”.

A aposentada contou que está amando a repercussão. “Gostei pelos comentários. Estou incentivando outras mulheres a irem fazer aula também. As pessoas próximas a mim estão adorando, que são meus filhos e netos, tanto que minha filha até me ajuda a gravar vídeo e postar no Tik Tok”.

A ‘vovó da dança’ já tinha um perfil na rede social, mas disse que não usava com frequência. Por causa da repercussão, passou a publicar mais vezes. “Agora, estou postando direto, acabou me motivando a postar mais para ajudar essas outras mulheres que estejam com o mesmo problema”.

A aposentada afirmou, ainda, que frequenta as aulas de dança cinco vezes por semana. “Hoje me sinto vencedora por saber que passei por tudo isso. Agora estou em pé, vou todo dia para minha aula de dança. Chegando lá a gente dança, se diverte e brinca”.

Silvana Costa disse que a dança a ajudou a melhorar de uma depressão que teve ao ser diagnosticada com câncer de mama — Foto: Reprodução

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente-quer-entrar-na-poligonal-do-maior-porto-do-brasil;-entenda

G1 Santos

São Vicente quer entrar na poligonal do maior porto do Brasil; entenda

De acordo com a Prefeitura de São Vicente, a possibilidade de incluir São Vicente foi debatida em uma reunião entre as secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico da cidade com o superintendente do Meio Ambiente, Saúde e Segurança do porto, Sidnei Aranha. Segundo a prefeitura, uma reunião discutiu o tema em São Vicente — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação Segundo a administração municipal, a cidade conta com uma grande […]

today9 de outubro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%