G1 Mundo

Vulcão mais ativo da América Central entra em erupção na Guatemala

today5 de maio de 2023 7

Fundo
share close

O vulcão de Fogo, na Guatemala, o mais ativo da América Central, entrou em erupção nesta quinta-feira (4), com a expulsão de cinza e lava, o que levou ao fechamento preventivo de uma estrada nas redondezas.

A Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), o órgão responsável pela defesa civil, afirmou que há atividade do vulcão: “A coluna de erupção se mantém a uma altura de 6.000 metros sobre o nível do mar, carregada de cinza abundante, que se dissipa em direção ao oeste e ao sudoeste, a mais de 50 quilômetros de distância”.

Segundo a Conred, a erupção se mantém “em um nível alto” e foi reportada uma queda “abundante de cinza” em, ao menos, sete comunidades localizadas na base do vulcão. Não foram ordenadas evacuações até o momento.



As colunas de gás e cinzas se dispersavam nas direções oeste e sudoeste do vulcão, de 3.763 metros de altura, situado a 35 quilômetros da Cidade da Guatemala.

A erupção começou nas primeiras horas da manhã e pode haver um aumento das emissões, “formando colunas mais altas de gás e cinzas, explosões violentas carregadas de cinzas e fluxos de lava em outras direções”, afirma o órgão.

A lava pode atingir cerca de cinco ou sete quilômetros da cratera, por isso a entidade manterá monitoramento constante devido a proximidade de algumas comunidades.

“Os fluxos piroclásticos são uma mistura de gases, cinzas e pedaços de rocha com altas temperaturas que descem em grande velocidade pelos flancos do vulcão de Fogo”, explicou a Conred.

Como medida preventiva, “tomou-se a decisão de suspender o tráfego de veículos” em uma estrada, disse o vice-ministro das Comunicações, Carlos Figueroa, em coletiva de imprensa. Trata-se de uma via secundária que conecta vários povoados à cidade colonial de Antigua, principal ponto turístico do país e Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1979.

Imagens de estradas divulgadas pela polícia mostravam automóveis e motocicletas bloqueados na rodovia diante do risco de que a mesma possa ser alcançada pela queda de material vulcânico.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

justica-condena-membros-do-grupo-que-liderou-invasao-ao-capitolio

G1 Mundo

Justiça condena membros do grupo que liderou invasão ao Capitólio

Entre os condenados está o ex-líder do movimento, Enrique Tarrio. Ele e mais 3 membros do grupo foram acusados de "conspiração sediciosa" quando tentaram impedir a transferência pacífica de poder de Donald Trump para Joe Biden. A acusação acarreta uma possível sentença de prisão de até 20 anos. O julgamento dos membros do Proud Boys foi o mais longo de todos os decorrentes do ataque ao Capitólio, com o júri […]

today5 de maio de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%